Jornal Minuano disponibiliza revista virtual de 20 páginas produzida pelo curso de Jornalismo da Urcamp

Tema da publicação foi o Festival Internacional de Cinema da Fronteira de 2023


O curso de Jornalismo da Urcamp marcou presença no Festival Internacional de Cinema da Fronteira de 2023. E a repercussão do trabalho não parou somente no evento, que foi desenvolvido de 29 de novembro a 3 de dezembro. O Jornal Minuano disponibiliza em sua versão virtual, toda a edição do dia 28 de novembro, onde circulou a revista de 20 páginas pautada e produzida a partir das aulas de Jornalismo Especializado.

De acordo com o editor geral do Jornal Minuano, Felipe Valduga, o material dos acadêmicos tem valor estético pelo padrão visual oferecido. “Mas também deixa um registro muito abrangente do festival que deve servir como pesquisa permanente”, avalia. Por sua vez, o acadêmico Samuel Franz da Rosa, acredita que a oportunidade amplia as experiências dos estudantes de uma maneira que vai além da sala. “Fizemos matérias, entrevistamos e compartilhamos com toda a comunidade o trabalho que surgiu de uma atividade de aula. Isso nos deixa mais próximos do mundo do trabalho”, informa.

O coordenador do curso de Jornalismo e professor que orientou o trabalho da revista, Glauber Pereira, descreve o material como um conteúdo que explica o festival de 2023, mas, sobretudo, como uma grande reportagem que conta a história atual do evento ao longo de seus 14 anos.”Para nós, os eventos gerados na comunidade devem servir como laboratórios, onde acadêmicos e professores demonstram suas habilidades e afinidade com a região”, conclui.

A REVISTA

Gerados a partir dos debates sobre Jornalismo Especializado, os temas da revista reúnem a proposta do Festival Internacional de Cinema da Fronteira de 2023, com entrevistas e pesquisas nos registros do evento. A partir de entrevista coletiva com o diretor artísticos do festival, Zeca Brito, foram elencadas as pautas e formadas equipes de reportagem. Para dar forma ao trabalho, a concepção do padrão gráfico percorreu o conceito de diagramação que para o professor Glauber Pereira é: “arte a serviço da informação”. Assim, a iconografia baseada no São Sebastião de Glauco Rodrigues, foi tomando forma com a diagramação do acadêmico Mário Pereira.

Redação e reportagem

SAMUEL FRANZ DA ROSA
JOICE COUGO NUNES
ALANA PORTELLA GONÇALVES
BIANKA RODRIGUES AVEIRO
ALINE PORTELLA MACHADO
RAYSSA BITTENCOURT DOS SANTOS
MARIANA BOND NASCIMENTO SILVA
LUÍS GUSTAVO MENDES MOREIRA
LUCAS MACHADO DA SILVA

Revisão textual
DANIELA REISCHAK PEREIRA
GLAUBER PEREIRA
Design gráfico e diagramação
LUIS MARIO PEREIRA DE PEREIRA
Editor geral e coordenador
pedagógico
GLAUBER PEREIRA

 

ONDE ACESSAR?

LINK - https://online.fliphtml5.com/oowfm/kqcv/#p=1

WhatsApp Image 2023-12-14 at 15.47.36 (1).jpeg