Feiras das Profissões Urcamp: a prática real dos cursos que conquista o público

A Feira das Profissões em sua oitava edição é parte da programação do evento Urcamp de Portas Abertas: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil e acontece, pela primeira vez, concomitante nos campi de Bagé e Alegrete. No entanto, outras novidades estão ocorrendo nas atividades dos cursos de graduação.

Desde que foi idealizada, em 2013, a Feira das Profissões conta com o engajamento do corpo administrativo, coordenadores, professores e acadêmicos da Urcamp. Um dos principais objetivos é o de receber estudantes para que conheçam, de fato, o que cada curso projeta para o mercado de trabalho. É por isso que, desde a primeira edição, os estandes oferecem práticas e a oportunidade dos alunos do ensino básico realizarem as atividades que mais chamam sua atenção.

Em 2022, além da Feira estar dentro de um evento científico de nível nacional, alguns cursos se destacaram com a programação proposta. Selecionamos alguns:

A Agronomia, em Bagé, além das maquetes, trouxe diversas mudas para comercializar junto aos participantes, além de explicar todo processo de semeação. No entanto, a Feira Horti Campus Rural, que acontece toda terça-feira no Campus Central, foi trazida para a Feira das Profissões - o que proporcionou que a comunidade externa tivesse a oportunidade de conhecer a qualidade das hortaliças da Fazenda Escola.

O Jornalismo, em Bagé, sempre atrai o público com o seu estúdio de telejornalismo. Com a participação de acadêmicos, professores e coordenador do curso, todos os visitantes estão sendo convidados a viverem o seu dia de repórter, com direito a entrevistas. A atividade é quase um desafio para os mais tímidos - alguns preferem ficar nos bastidores -, mas todos que vão ao estande participam e conhecem um pouco dessa profissão responsável por informar com ética.

Sistemas de Informação e Arquitetura e Urbanismo, em Bagé, reuniram seus cursos em algumas atividades. O estante proporciona a realidade virtual com experiência de imersão através dos óculos RV 360 - um sucesso entre os visitantes de todas as idades desde que passaram a integrar a Feira das Profissões. O curso de SI também trouxe o Projeto Integrador  de Realidade Aumentada com Tour e Expo tour virtual ao Museu Dom Diogo de Souza. Na parte da tarde, tem a Oficina Visita Sensorial e à noite um Campeonato de Games online.

Pedagogia, Educação Física - licenciatura e Ciências Biológicas, além da participação da Feira com atividades práticas, também anunciaram durante a programação que foram contemplados com a aprovação de um projeto que contempla os acadêmicos. De acordo com a coordenadora da Pedagogia, prof. Dra. Viviane Gentil, o programa Residência Pedagógica da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) foi aprovado em 35º lugar, dentre 247 projetos concorrendo em todo país. A classificação da Urcamp, que ficou entre os melhores colocados, contempla 15 estudantes de pedagogia, 05 de educação física e 05 de ciências biológicas, que atuarão por 18 meses em escolas municipais. No programa, os acadêmicos, que irão receber uma bolsa de R$ 400,00 mensais como incentivo para se qualificarem, atuarão nas escolas com atividades para melhorar os índices do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) destes colégios. Vale ressaltar que a metodologia de análise dos projetos foi baseada no currículo dos professores que fizeram a submissão e o conteúdo dos programas.

Medicina Veterinária, em Bagé, trouxe para a programação, assim como em anos anteriores, o desfile de cães - que é um sucesso. O evento acontece às 18 horas de hoje, 19, e é uma oportunidade de levar um doguinho para casa. O curso organiza a passarela e, por ela, aqueles que estão para adoção mostram seu charme e focinhos; quem quiser doar, também pode trazer o seu, pois o desfile é aberto para a comunidade canina inteira.

Os cursos de Gastronomia e Nutrição, em Bagé, estão trabalhando em conjunto na elaboração de alimentos com finalidades funcionais e ricos em compostos bioativos, como frutas, legumes e verduras.  A professora Fernanda, coordenadora do Curso de Gastronomia, conta que a integração entre os cursos têm sido importante na feira e tem chamado a atenção dos participantes por trabalhar não somente a saúde, mas principalmente explorar os sentidos através das cores dos alimentos e preparações. Os acadêmicos dos Cursos de Gastronomia e Nutrição estão sendo acompanhados pelas professoras no desenvolvimento de novos produtos, como pães coloridos naturalmente e biscoitos integrais e funcionais para a degustação dos visitantes. Os pré-preparos dos alimentos estão sendo desenvolvidos na cozinha do laboratório, finalizados e apresentados na feira. Os alunos estão orientando os visitantes quanto às composições dos alimentos elaborados, seus benefícios à saúde, bem como a demonstração prática dos principais cortes de legumes aplicados na gastronomia.

A Enfermagem, em Bagé, simulou um hospital em seu estande. Além das simulações, como a massagem cardíaca - que os visitantes adoram aprender e depois podem fazer -, os acadêmicos, professores e a coordenadora apresentam equipamentos chaves desta profissão que salva e cuida de vidas. Uma das práticas reais é a verificação de pressão arterial, disponível para quem quiser. 

Já o Direito, em Bagé, pela primeira vez apresentará uma atividade prática que, desde que foi lançada nas redes sociais, já conquistou a simpatia da comunidade, que está solicitando que seja transmitida ao vivo pelas redes oficiais da Urcamp. Serão duas noites de Júri Simulado, apresentados pelos acadêmicos do módulo VII. A ação faz parte da prática penal, dentro do componente de Estágio Supervisionado I, ministrado pela professora Lourdes Helena Martins, e tem parceria dos professores Vilmar Pina e Cíntia Rocha. Serão 23 estudantes, divididos em dois grupos, ocupando os personagens de juízes, promotores de justiça, advogados de defesa, testemunhas de acusação, testemunhas de defesa, réus, oficiais de justiça e polícia penal. O Júri Simulado já é uma tradição no curso de Direito, no entanto, sempre é apresentado ao fim do semestre. O módulo VII, que é a primeira turma da Graduação i do Direito, também será pioneiro em inovar na Feira das Profissões. O primeiro grupo fará o Tribunal do Júri hoje, 19, a partir das 19 horas; o outro se apresentará amanhã, 20, no mesmo horário.

A Feira das Profissões está ocorrendo no Campus Corujão, em Bagé; e no Campus Central, em Alegrete. O horário de funcionamento é das 9h às 21h e vai até amanhã, 20 de outubro. Todos os estudantes, escolas e membros da comunidade são convidados a participar.