Acadêmicas de Pedagogia e Reitoria da Urcamp prestam homenagem à saudosa professora Nubia Juliani
As formandas do curso de Pedagogia da Urcamp solicitaram uma homenagem especial à professora Nubia Juliani, durante a cerimônia de colação de grau realizada no último dia 16. A Reitoria do Centro Universitário da Região da Campanha, em reconhecimento ao pedido dos acadêmicos, resolveu associar-se à homenagem dedicando uma placa que foi entregue, na mesma ocasião, à família da saudosa ex-vice-reitora e professora da instituição.
“Além da presença marcante da professora Nubia na nossa vida institucional, tendo sido diretora de centro, coordenadora de curso e vice-reitora, é importante destacar o símbolo de dedicação à educação que ela construiu ao longo da carreira. São relevantes os testemunhos de seu trabalho como orientadora de estágios para professores e professoras de várias gerações em nossas regiões de abrangência”, reconheceu o reitor, professor doutor Guilherme Cassão Marques Bragança. Já o jornalista Marcos Pintos, que representou sua família na homenagem à mãe, disse que a iniciativa emocionou e significou muito para a família. “Ter o reconhecimento das alunas que a mãe considerava como filhas é um carinho na alma neste momento onde ainda vivemos o luto. A mãe dedicou parte da vida à ensinar como ensinar. Esse ato de amor foi coroado na formatura da Pedagogia. À Urcamp, nossa máxima gratidão”, declara.
Representando as colegas Amanda Oliveira Pacheco, Ana Rita Semper, Daniela Munhoz Alves e Júlia Rosa dos Santos, a formanda Nicoli de Oliveira Messias informa que o desejo sempre foi o de homenagear todas as professoras. Após o falecimento da professora Nubia, ela disse que ficou mais evidente a vontade de relembrá-la, de convidar um familiar para a formatura. “Ela foi a nossa ponte para a docência. Para muitas, ela foi o contato para a profissão porque nos orientou em nosso primeiro estágio de Educação Infantil”, explica.
A formanda declara que elaborou o discurso da turma a partir de testemunhos de colegas de aula e de professoras, todas relembrando passagens importantes com a homenageada. “Eu sempre estudei em escola pública e ouvia a questão da falta de recursos. Então sempre pensei que devemos trabalhar com os recursos que a gente tem. Apresentei um projeto de não-estruturados e elementos da natureza a ela e tive todo o apoio para ir em frente. Foi uma honra ter tido esta oportunidade de homenagear todas as nossas professoras e, em especial, a professora Nubia”, avalia Nicoli.
HOMENAGEADA
Colaboradora da URCAMP por 38 anos, a Professora Nubia foi vice-reitora, membro do Conselho Diretor da Fundação Attila Taborda, diretora do Centro de Educação, coordenadora do Curso de Pedagogia de Bagé. Em sua trajetória no magistério, foi a primeira Secretária de Educação do Município de Aceguá após sua histórica emancipação. Seus mais de 20 anos de orientação de estágios do Curso de Pedagogia renderam-lhe a experiência de dividir sua sabedoria com os professores formados pela URCAMP na maior parte dos municípios das regiões da Campanha e Fronteira Oeste, onde a instituição prestou sua formação.
TEXTO DO RECONHECIMENTO
“O Centro Universitário da Região da Campanha - URCAMP - associa-se, honrosamente, aos acadêmicos da Pedagogia no sentido de reconhecer a nobre tarefa de docência, exercida em plenitude pela EDUCADORA NÚBIA JULIANI.
Que o exemplo de conhecimento, prática e abnegação inspirados pela sua saudosa presença na URCAMP sejam respeitados pelos seus eternos alunos e exercidos de maneira permanente pelos seus colegas”.
“Se temos saudade, também temos orgulho”.