Teias Pedagógicas e Boas Práticas em Sala de Aula 

Atividade conta com cronograma de 18 a 22 de julho e reúne professores da Educação Básica e Ensino Superior


Nesta segunda-feira, 18, iniciaram as atividades do Teias Pedagógicas e Boas Práticas em Sala de Aula, evento promovido pela Pró-Reitoria de Ensino da Urcamp. Com o objetivo de entrelaçar aprendizagens, experiências e vivências da educação básico ao ensino superior, a semana é destinada aos docentes da Instituição, proporcionando um exercício de trocas, partilhas e comunhão. A programação acontece nos três turnos e vai até sexta-feira, 22. A abertura foi realizada pela presidente da Fundação Attila Taborda e reitora da Urcamp, profa. Lia Maria Herzer Quintana, e, na sequência, conduzida pela diretora acadêmica, profa. Jane Vilaverde.

Realizado no Google Meet, os encontros das Teias Pedagógicas reúnem não apenas docentes do ensino fundamental, médio e superior, como também proporciona a experiência entre campi, tendo em vista que as atividades contam com a participação dos professores de Alegrete, Bagé, Dom Pedrito, Santana do Livramento e São Gabriel. Organizados por turnos, durante a manhã estão presentes ensino médio e curso de Medicina Veterinária (graduação); à tarde, ensino fundamental; e à noite, os cursos do nível superior.

 

A programação foi organizada da seguinte forma:

Segunda-feira: “Uso de ferramentas digitais na Urcamp pós-pandemia”, com a professora Caroline Alvares Silva; “Webdiário e ferramentas do Moodle”, com a professora Paula Silveira.

Terça-feira: “Acolhimento NADD”, professora Josefa Oliveira de Souza; “Gamificação educacional”, professora Daisy de Lima Nunes; “Laboratórios virtuais (explorando em sala de aula - virtual e presencial)” e “Unidades de aprendizagem Sagah” , professora Caroline Alvares Silva.

Quarta-feira: “Metodologias ativas”, professora Eliane Piffero; “Gamificação na educação”, Carlos Eduardo Benites Fagundes.

Quinta-feira: “Itinerários pedagógicos - Graduação i e Graduação i Flex”, professora Jane Vilaverde; “Questões Enade” e “Elaboração de questões Enade”, professora Matusa Mendes da Trindade.

Sexta-feira: “Gamificação educacional”, Daisy Nunes (Unipampa); “Sequência didática”, Ketlin Cavalheiro; “Itinerários pedagógicos - Graduação i e Graduação i Flex”, professora Jane Vilaverde.

Ao fim de cada palestra, os professores participam das boas práticas em sala de aula, boas práticas pedagógicas, elaboração do plano de ensino e planejamento de aulas no Moodle.