Representantes do Programa de Avaliação Institucional da Urcamp participam de encontro em Passo Fundo

Os representantes das 15 instituições que integram o Programa de Avaliação Institucional das Universidades Integrantes do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Paiung/Comung) estiveram reunidos na manhã dessa quarta-feira, dia 18 de abril, na Universidade de Passo Fundo (UPF), ocasião que foi empossado o novo coordenador, professor Fabiano Chiesa, que conduzirá os trabalhos do PAIUNG por dois anos.

Na oportunidade, houve a posse do novo coordenador do grupo, professor Fabiano Chiesa, da UPF, que assumiu os trabalhos ao lado do vice-coordenador, professor Denizar Melo, da PUCRS. A dupla conduzirá os trabalhos do Paiung pelos próximos dois anos.

O Paiung é um programa que visa fortalecer a avaliação institucional como estratégia de aperfeiçoamento das universidades que integram o Comung, por meio da produção e do compartilhamento de conhecimento que vise à qualificação do conjunto das instituições comunitárias. Conforme Chiesa, o objetivo do grupo é o de que as instituições comunitárias tenham um processo de avaliação consolidado, respeitando as características de cada universidade, mas proporcionando que todas tenham voz frente às instituições privadas e públicas e, a partir de então, ter ligações fortes com órgãos como o Comung, o Inep e o próprio Ministério da Educação (MEC). “Buscamos articular politicamente uma condição melhor para as nossas instituições do Rio Grande do Sul, e nos fortalecer para que nossas universidades sejam ouvidas”, destacou.

Chiesa foi eleito na última reunião realizada em 2017. Atualmente, ele é presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA) e da Divisão de Avaliação Institucional (DAI) da UPF. “A missão agora é ajudar o coletivo, para além da Instituição”, reforça. Segundo ele, a reunião desta quarta-feira também propôs uma agenda de trabalho do Paiung, que tratou sobre os novos instrumentos de avaliação, a percepção das instituições, além da definição do cronograma de encontros para o ano de 2018.

Presente na reunião do Paiung, o vice-reitor Administrativo da UPF, professor Agenor Dias de Meira Junior, deu as boas-vindas aos visitantes. Para ele, é importante que a Instituição participe, troque ideias e percepções sobre as novas ferramentas de avaliação, em razão de que são muitas as mudanças que estão ocorrendo e que impactam diretamente as IES. “Nos surpreende a rapidez com que essas mudanças têm ocorrido. Momentos como esse são fundamentais para que haja a troca de experiências, o que qualifica a todas, tendo em vista que as equipes são muito boas. É um espaço de aprendizado e crescimento, de proximidade entre as comunitárias”, enfatiza ele.

Participaram do encontro as integrantes da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Urcamp, professoras Vera Ramos e Monica Palomino.