Evento abre espaço para oficina de inovação

Em CONGREGA URCAMP | Por Perfil Aluno

por Róger S. Nobre

Um dos eventos que marcou o primeiro dia da 20ª Semana de Ciências e Tecnologia e do Congrega Urcamp, a oficina de Workshop de Inovação aberta (Projeto UALL/Startup Lab) lançou mais um passo do plano de desenvolvimento de startups em Bagé. Comandada pelo coordenador do projeto, Leandro Pires, e apresentada pelo gerente de Inovação, Alex Camargo, a atividade reuniu acadêmicos e integrantes de empresas e organizações interessadas em inovação.

“O programa Startup Lab é um projeto de Inovação aberta, que estamos lançando aqui, hoje, junto com o Congrega da Urcamp, que visa chegar às empresas e aproximar as Startups para resolver desafios que as empresas têm na área de inovação”, respondeu Camargo, quando questionado sobre o objetivo da iniciativa. “O Workshop não possui custo de adesão. Hoje, nós demos o “kick-off” (primeiro impulso) desse trabalho, ele tem dois anos de duração, ciclo de seis meses. Será inicado aqui na Urcamp, dentro do espaço comunitário de inovação”, explicou em relação ao funcionamento do curso.

“A inovação aberta é um paradigma de renovações, onde a gente traz soluções e ideias (principalmente) de fora para que consiga aplicar no funil de inovação e muitas vezes até buscar mercados que antes disso eram desconhecidos para o negócio. O plano então é ter diferentes pessoas para trabalhar e desenvolver as questões de tecnologia dentro da empresa” resumiu, brevemente, sobre a proposta.

“O Workshop é muito importante para darmos esse pontapé inicial, pricipalmente aqui na cidade de Bagé com as organizações que estão envolvidas. Atualmente temos uma representação de instituições de ensino, associações comerciais e bancárias que estão com a gente. Esses representantes estão aqui conosco, desenvolvendo uma parte prática de inovação aberta para formular seus desafios, que eventualmente podem ser desafios reais que são capazes de serem resolvidos por alunos da Urcamp, através da plataforma de projeto integrador”, concluiu Camargo.

Mais informações sobre o projeto podem ser encontradas no site: www.startup.rs.gov.br.