FAT/Urcamp concede a Comenda Attila Taborda  a quatro personalidades

Homenageados com a congregação da urcamp

TÍTULO RECONHECE LIDERANÇAS INSTITUCIONAIS E SETORIAIS 

O salão de atos da Urcamp sediou, na noite desta terça-feira,17, a outorga anual da Comenda Attila Taborda, a mais alta distinção oferecida a colaboradores da Urcamp durante o ano. Os quatro homenageados tiveram seus nomes aprovados pelo Conselho Universitário da Fundação Attila Taborda, mediante comprovação de que foram personalidades públicas que demonstraram elevados serviços no apoio à ampliação de campos de estágios, parcerias pedagógicas e institucionais mantidas pela Urcamp ao longo de 2024.

O grupo de homenageados foi composto pela primeira mulher a dirigir o Hospital de Guarnição de Bagé (HGuBa) tenente coronel, Maclaine Frantz Machado, a advogada e ex-presidente da subsecção local da Ordem dos Advogados do Brasil e também primeira mulher a dirigir a OAB Bagé em 90 anos, Márcia Rochinhas, a ex-titular da 13ª Coordenadoria Regional de Educação, professora Miriele Barbosa Rodrigues, e o comandante da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, general de brigada Talmo Evaristo do Nascimento, que foi representado na oportunidade pelo chefe do Estado Maior da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, coronel Jomane Cordeiro. 

Com grande emoção, a tenente-coronel Macleine Frantz Machado refletiu sobre o significado pessoal do reconhecimento recebido. "Sei o quanto representa a Comenda Attila Taborda, da importância que tem, e eu gostaria imensamente de agradecer por esse reconhecimento", afirmou. Para ela, o momento transcende um simples prêmio, sendo a celebração de conquistas históricas em sua trajetória. Macleine destacou, ainda, a relevância de ser a primeira farmacêutica e a primeira mulher a ocupar o cargo de diretora do Hospital de Guarnição de Bagé, tornando a homenagem ainda mais especial.

A advogada Márcia Aide Soares Rochinhas, por sua vez, ressaltou a ligação afetiva que possui com a Urcamp, instituição onde iniciou sua caminhada acadêmica. "Para mim, é uma grande honra ser lembrada pela Urcamp, porque eu sou filha desta instituição", declarou. Márcia relembrou seu ingresso em 1997 no curso de Direito, o que classificou como a "formação sólida" que moldou sua trajetória profissional. Hoje, como presidente da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Bagé, sente-se realizada ao manter uma parceria ativa com a Urcamp. "Tive essa oportunidade de ser parceira da Urcamp na função de presidente da OAB. Então, para mim, é uma grande honra", concluiu.

Também homenageada, a professora Miriele Barbosa Rodrigues analisou o impacto do trabalho em equipe ao longo dos anos e a importância do reconhecimento recebido. "Eu acredito que isso é um símbolo do resultado de um trabalho em conjunto com a Urcamp, que aproximou a universidade, a educação superior, do ensino público, médio e fundamental, e fez com que as pessoas enxergassem a Urcamp como uma possibilidade de estudo", declarou. Para Miriele, essa conexão fortalece tanto os alunos, que reconhecem a Urcamp como uma potência acadêmica, quanto a sociedade, que se beneficia com profissionais cada vez mais qualificados. "Eu acho que isso faz com que todo mundo cresça, não só os alunos, mas também a comunidade como um todo", destacou.

Representando o comandante da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, general Talmo Evaristo do Nascimento, o coronel Jomane Cordeiro, chefe do Estado Maior, externou o orgulho em participar da cerimônia. "A escolha do General Talmo para receber essa comenda significa muito para a nossa Brigada", pontuou. Durante seu discurso, reforçou a importância da colaboração entre a Urcamp e o Exército Brasileiro, instituições que compartilham o propósito de promover a educação e buscar a excelência. "Tanto a Urcamp quanto o próprio Exército valorizam muito a melhoria de seus quadros por meio do ensino, e ficamos felizes de ver a Urcamp nos prestigiando. Estamos sempre buscando estreitar os laços com a 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada", acrescentou. O coronel concluiu sua fala destacando que essa troca de valores é um benefício mútuo, fortalecendo ambas as instituições em suas missões.

RECONHECIMENTO INSTITUCIONAL

Presidente da Fundação Attila Taborda, a professora doutora Mônica Palomino de los Santos ressaltou o sentido da comenda e a representatividade do fundador, Attila Taborda, nos destinos de toda a região ao longo dos últimos 60 anos de história. “Se o trabalho do nosso fundador sempre se orientou pela comunidade, nada mais justo do que destacar lideranças da comunidade que reconhecem e apoiam nosso trabalho”, declarou.  

Ao encerrar a cerimônia, o reitor, professor doutor Guilherme Cassão Marques Bragança, dedicou uma justificativa especial para cada homenageado. Assim, destacou a perspectiva de campo de estágio para a diretora do Hospital de Guarnição de Bagé, as relações de aproximação com as escolas da rede estadual estabelecidas com a Coordenadoria Regional de Educação, a relação institucional permanente com a Ordem dos Advogados do Brasil em Bagé e a aproximação que garante apoio cultural e fomento ao ensino junto à 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada. “Faço questão de informar que reconhecer estas personagens e toda a atividade decorrente destas relações, nos permite celebrar, porque nossos motivos se expandem para toda a sociedade”, afirma. Bragança descreveu análises do desempenho da instituição apontando que, passados menos de um ano da gestão atual, o esforço da equipe traz grandes resultados. “A ponto de conquistarmos o primeiro patrimônio líquido positivo das últimas três décadas”, comemorou.

Mais fotos