Serviço Escola de Psicologia Aplicada totaliza mais de 2 mil atendimentos no ano

Em Cidade | Por Lukas Vieira Bauer

Alunos do último ano do Curso de Psicologia da Urcamp realizaram, ao longo deste ano, 2.058 atendimentos à população de Bagé e região por meio do Serviço Escola de Psicologia Aplicada, o SEPA. De forma gratuita, via Sistema Único de Saúde (SUS), a iniciativa contou com 34 semanas letivas de atividades desenvolvidas, as quais foram encerradas na quarta-feira, dia 13.

O SEPA funciona como Clínica Escola, junto ao Núcleo de Práticas em Saúde (NPS), anexo ao Hospital Universitário Mario Araújo (HU). Os atendimentos, em 2023, tamém somaram 57 plantões psicológicos e 220 pacientes encaminhados ao processo de Psicoterapia, semanalmente.

Com a Clínica Ampliada, o trabalho foi realizado junto a organizações públicas e privadas de variados setores, como Educação, Saúde, Assistência Social, produção, empresas e instituições locais. Ainda, foram 227 pessoas assistidas pelo SEPA de forma direta.

De acordo com a professora Sílvia Vargas, uma das responsáveis pelo SEPA, através do Serviço, os acadêmicos prestes a se formar têm a chance de estagiar em um espaço supervisionado e por em prática o exercício da profissão em abordagens distintas. Os alunos são supervisionados pelo professor Elisandro Freitas, responsável técnico, pela própria Silvia e pela professora Aline Silveira.

"Além de uma grande oportunidade de aprendizado para os estudantes, o desenvolvimento do serviço também traz benefícios para a comunidade. Um dos objetivos é garantir à população de Bagé e arredores acesso a atendimento de qualidade na área da saúde mental", frisa Silvia.

Entre as atividades, a docente da graduação enumera o atendimento de apoio e acolhimento psicológico em grupo e individual; Psicoterapia individual para crianças, adolescentes, adultos e idosos; Psicoterapia de grupo; Psico-orientação e psicoeducação a pais e responsáveis; Avaliação psicológica; Palestras e atenção coletiva para a comunidade.