Fundação Attila Taborda entrega doações do Natal dos Heróis para Homem Aranha e Seus Incríveis Amigos

A banda Legião Urbana, em sua música Pais e Filhos, já nos trazia a mensagem de que ‘é preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã’. Sim, é necessário que tenhamos mais fé de que somos responsáveis pelo que semeamos no próximo e compreender que nosso papel é cuidar uns dos outros. Nesta época do ano, quando imergimos nosso pensamento em desejos de esperança, a solidariedade floresce em gestos que, aos poucos, vão dando um pouco mais de dignidade aos que precisam. Na tarde desta quinta-feira, 16 de dezembro, pelas mãos da presidente da Fundação Attila Taborda e reitora da Urcamp, professora Lia Maria Herzer Quintana, as doações da campanha Heróis do Natal foram entregues ao Aranha e Seus Incríveis Amigos.

A ideia surgiu pela diretora financeira do Hospital Universitário da Urcamp, mantido pela FAT, Isabel Messias, que, conhecendo o projeto do Aranha e encantada com o trabalho realizado pelo grupo de amigos, lançou a campanha Heróis do Natal, cujas demais mantidas seriam pontos de arrecadação de brinquedos e alimentos. Em entrevista à rádio Pop Rock, no programa de Giana Cunha, a organizadora se emocionou ao relatar a ação e o evento que seria realizado em 12 de dezembro como Dia D de arrecadações, ponderando que a solidariedade é um ato de olhar o próximo e ter cuidado. “A gente tem que usar o coletivo, para que não fique uma coisa pingada aqui e ali, a ideia é unir forças”. “A Instituição é comunitária e precisa se envolver na comunidade, principalmente nestas ações”. “No Museu, quando fizemos a ação, adultos se transformaram em crianças, porque a gente tem isso dentro de nós; a criança nunca vai embora. Nós crescemos em idade cronológica e tamanho, mas o espírito é o de criança, que é o melhor”.

O ato de entrega das doações, pela presidente da Fundação Attila Taborda e reitora da Urcamp, professora Lia Maria Herzer Quintana, acompanhada da idealizadora da ação, Isabel Messias, foi emocionante por demonstrar o quanto a solidariedade está em cada coração que conhece o projeto. Enquanto as fotografias estavam sendo tiradas, funcionários ainda traziam em mãos sacolas com brinquedos e alimentos; nas redes sociais, quando foi postado um spoiler da matéria, colaboradores enviaram mensagens, questionando se ainda poderiam inserir suas doações nas caixas. Esse sentimento de pertencimento e amor ao próximo, semeou uma nova campanha, lançada por Lia Quintana, de todos os cursos da Urcamp, no próximo semestre, realizarem o trote solidário, cujas doações, novamente, serão destinadas ao Aranha e Seus Incríveis Amigos.

Lia Quintana mencionou que a campanha da Fundação Attila Taborda foi um abraço dos colaboradores e da comunidade para pensar naqueles que precisam do olhar de compaixão. “O importante é que essa parceria do Homem Aranha com todas as nossas mantidas Urcamp, Hospital Universitário, Jornal Minuano e Museu Dom Diogo de Souza, é que cada um trouxe o que podia para a gente acalentar e ajudar os que não têm nada; trazer uma alegria para as crianças, porque tem muito alimento, mas também têm muitos brinquedos, o que é muito importante. A gente se sente satisfeito, porque Natal é isso mesmo: é cada um doar um pouquinho para fazer o Natal do outro melhor”.

Questionado sobre a importância da parceria com a FAT-Urcamp, o Aranha frisou que colaborar com o próximo é um ato heróico. “Gera um sentimento de gratidão muito grande e eu tenho certeza que essa parceria deu certo e que as pessoas que se engajaram nela, podem se considerar heróis na vida do Natal de alguém. Neste Natal, eles vão fazer a vida das pessoas muito mais feliz”. Quanto ao legado que o grupo deixa em cada ação concretizada, o Homem Aranha traz a reflexão de que todos os dias devemos ter o sentimento de esperança natalina. “A gente sempre busca deixar algo motivacional para as pessoas; que sirva de exemplo para que eles possam olhar e também digam ‘eu também posso fazer’. Não só essa data, mas que seja um marco para que as pessoas se lembrem que ainda somos humanos e ainda temos que viver a magia do Natal todos os dias”.

Para encerrar, Isabel deixa a seguinte mensagem: “O ideal seria um mundo onde todos fôssemos iguais, onde não precisássemos fazer estas ações, mas já que precisa, eu acredito que acima de tudo isso enriquece a alma de quem está ajudando. A gente está nesse mundo para isso aí; se há um mundo onde precisa se ajudar ainda, a gente ajuda. Essa pandemia nos ensinou isso, a olhar o outro; a contaminação se dá em em passar para o outro, então eu uso máscara para mim, mas muito mais para não transmitir para o outro; assim como o álcool em gel. Essa pandemia foi, acima de tudo, para mostrar que nós não vivemos sozinhos e que precisamos pensar no outro”.

Parceiros

A Fundação Attila Taborda, através da Urcamp, Hospital Universitário, Jornal Minuano e Museu Dom Diogo de Souza, contou com a parceria de pessoas e empresas para poder realizar com êxito a campanha Heróis do Natal. Foram eles: Os artistas Iuri Brose, Clave Acústico, Dj Márcio Chaves; Cema Isquierdo; som do Luizinho e sua equipe; beer e food trucks Candangos e Bosco; e colaboradores da Instituição que participaram de forma voluntária de todas as ações.