Semana Acadêmica de Medicina Veterinária da Urcamp é aberta em Bagé

O curso de Medicina Veterinária da Urcamp deu início, na manhã desta segunda-feira, 18, à sua Semana Acadêmica com o tema “VetConexões: a diversidade do conhecimento veterinário”. Realizado no Salão de Atos do Campus Central, o evento se estenderá até terça-feira, 19, e conta com uma programação repleta de palestras e minicursos que abordam os tópicos mais atuais e relevantes da profissão.

A abertura contou com a presença do Pró-Reitor de Inovação, Pesquisa e Extensão da Urcamp, professor doutor Guilherme Collares, que representou o reitor, professor doutor Guilherme Cassão Marques Bragança. Em seu discurso, Collares enfatizou a importância da maioria dos palestrantes serem egressos da instituição, destacando a conexão entre formação acadêmica e prática profissional.

A coordenadora do curso, Paula Santos, salientou o envolvimento do Diretório Acadêmico de Medicina Veterinária na organização e apontou a relevância de eventos como este para a formação integral dos alunos. “Me sinto com o dever cumprido. A formação vai além da técnica; ela inclui o desenvolvimento acadêmico e a troca de experiências com profissionais e a sociedade”, afirmou.

Resistência parasitária bovina

A primeira palestra do dia ficou por conta do médico veterinário, Nickolas Gomes, egresso da Urcamp e consultor técnico da Intersul, que abordou a resistência parasitária bovina, destacando a complexidade dos manejos enfrentados atualmente na pecuária pelo uso inadequado de princípios ativos que tem resultado em resistência. “O mais importante é entender o ciclo do carrapato, nosso inimigo, para que possamos desenvolver estratégias eficazes de combate”, apontou.

Na bovinocultura, especialmente na pecuária de corte, Gomes relatou que a resistência ao carrapato é um dos maiores desafios, ficando atrás apenas da verminose. “O carrapato, além de ser visível, causa estresse no animal, o que impacta diretamente no ganho de peso e na rentabilidade da produção”, explicou. O profissional egresso também expressou sua satisfação em retornar à instituição para compartilhar sua experiência prática com os futuros profissionais. “Acho que tem muita gente com mais conhecimento que eu, mas o dia a dia nos ensina muito, e é esse conhecimento que faço questão de dividir”, afirmou.

FELV na rotina clínica

A médica veterinária Beatriz Azeredo abordou os desafios da rotina clínica da FELV (Leucemia Felina). Também egressa da Urcamp e, atualmente, pós-graduanda em Medicina Felina, Beatriz trabalha na VidaPET Clínica Veterinária e enfatizou a importância de reconhecer a FELV como a doença mais significativa nos felinos, alertando que, para veterinários generalistas ou especialistas que atendem pequenos animais, é fundamental conhecer bem essa enfermidade. “Na rotina clínica, a FELV é recorrente e, infelizmente, não tem cura. Por isso, a prevenção é a nossa única forma de combate, e ela deve estar atrelada ao ensinamento. Antes de tentar tratar uma doença incurável, precisamos focar em preveni-la”, ressaltou.

A veterinária apontou que a educação dos tutores é essencial e que, apesar de a internet ser uma aliada, nada substitui o trabalho direto de conscientização. “É por isso que sempre retorno à Urcamp, a convite das estagiárias que trabalham comigo. A disseminação de conhecimento é a chave para enfrentar essa e outras doenças. Ensinar é a forma mais eficaz de prevenção e de promoção da saúde animal”, concluiu.

Programação

Na parte da tarde, a programação terá palestra do médico veterinário Felipe Lemos sobre a “Clínica de PETs não convencionais”, abordando as particularidades no tratamento dessas espécies. Em seguida, a médica veterinária Vitória Freitas comandará um minicurso prático sobre “Cálculos e diluições”, uma habilidade considerada essencial no dia a dia profissional.

18 de novembro – Segunda-feira
14h – Clínica médica de PET’s não convencionais – Médico veterinário Felipe Lemos
15h – Coffee break
15h30 – Minicurso de Cálculos e diluições na Medicina Veterinária – Médica veterinária Vitória Freitas

19 de novembro – Terça-feira
8h – Credenciamento
8h30 – Trajetória e desafios da vida profissional na rotina clínica de equinos – Médicos veterinários Ramiro Borba, Emílio Borba e Natália Ribeiro
9h30 – Coffee break
10h – Atuação do médico veterinário na inspeção de alimentos – Médica veterinária Bruna Aubert
14h – Elanco Vs. Coceira: soluções dermatológicas – Médicas veterinárias Renata Luzardo e Mariana Martins
15h – Coffee break