Santana do Livramento lança vestibular e já tem candidata inscrita para curso híbrido de Psicologia

O quarto dia de lançamento do vestibular permanente da Urcamp foi realizado no campus de Santana do Livramento, nesta quarta-feira, 17. Cumprindo o mesmo roteiro, a presidente da Fundação Attila Taborda e reitora da Urcamp, professora Lia Maria Herzer Quintana, reuniu sua equipe de colaboradores para uma conversa e café integrador e, na sequência, recebeu autoridades locais, egressos da Instituição, alunos e futuros acadêmicos para lançar o processo seletivo. O evento também foi transmitido pelas plataformas digitais.

Além da reitora Lia Quintana, quem também teve fala no lançamento foi a prefeita municipal de Livramento, Dra. Ana Luiza Moura Tarouco, que enfatizou a importância da Urcamp para a região e os profissionais jurídicos do municípios que são egressos do curso de Direito da Instituição; e a secretária municipal de educação, Sandra Pontes, que frisou o quão fundamental é o papel do professor na sociedade.

Durante o evento, a coordenadora do curso de Direito do Campus, professora Iara Lappe, passou o microfone para dois alunos da Graduação I, que apresentaram seu projeto integrador sobre os crimes de menor potencial ofensivo e, como ocorreu na semana anterior em Alegrete, quando outra acadêmica pediu fala para contar sua experiência nesta nova modalidade de ensino, relataram o quão essencial foi o contato com autoridades da área e a descoberta sobre uma situação que faz parte do cotidiano das pessoas e que, na maioria das vezes, elas não têm conhecimento por não estarem inseridas no âmbito jurídico.

Acadêmica do quinto módulo do Direito, Sarah Saldivia relatou à reportagem a sua trajetória dentro da Urcamp, que iniciou no segundo semestre de 2019, quando ingressou no campus de Bagé e, durante o curso, migrou sua matrícula para Santana do Livramento. Como a aluna faz parte do novo currículo, ela pode transitar, graças à Graduação I, entre os campi sem sofrer qualquer prejuízo ou atraso, pois os módulos são ministrados de maneira igualitária nas cidades em que a Urcamp está inserida. Apesar da saudade de Bagé, e de ter feito amizade em ambos municípios, Sarah também foi contemplada com a aula remota do componente de segunda-feira do Direito, que reúne Bagé e Livramento em uma turma, e Alegrete e São Gabriel em outra. Com isso, a estudante que tornou-se um pouco bajeense de coração, pode experienciar estar fisicamente na cidade natal de Santana do Livramento, mas interagir com seus antigos colegas da Rainha da Fronteira.

O evento de lançamento contou com a parceria do Grupo A Plateia e da empresa Provisão - supermercado, combustíveis e gás.

Ensino Híbrido

Como nos lançamentos anteriores, a reitora trouxe os cursos híbridos, que possibilitam, a partir deste vestibular, que os cursos que até então só eram disponibilizados em Bagé, agora façam parte da grade de ofertas dos outros campi. A área de saúde, por exemplo, era uma realidade apenas da sede e, na tarde de ontem, 17, Maria Belen Castillo foi acompanhada dos pais até o campus de Livramento por terem ficado surpresos e felizes que agora a filha, que até então teria que sair de Rivera para morar em Bagé, vai poder cursar a tão sonhada Psicologia em sua cidade. A vestibulanda retornou à noite para assistir ao lançamento, tirar dúvidas e já saiu com sua inscrição realizada.

Os cursos híbridos fazem parte da inovação que a Urcamp vem implantando desde 2019, quando lançou a Graduação I. Com esta novidade, que é a menina dos olhos do vestibular, a Instituição reforça ainda mais o seu comprometimento com a comunidade e desenvolvimento de todas as regiões onde está inserida, formando e capacitando profissionais das mais diversas áreas.

A inscrição do vestibular está disponível no site da Urcamp, onde também podem ser consultados todos os cursos oferecidos. Assim que o candidato está inscrito, ele recebe um link em seu e-mail para dissertar sua prova de redação. Rápido, fácil e na palma da sua mão. Este e outros tantos fatores é que norteiam o slogan ‘seja protagonista da sua transformação’.