Arborização urbana é apontada como aliada no combate às mudanças climáticas durante a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Priscila Petrecheli, acadêmica de jornalismo.
Encerrando o ciclo de palestras da 21ª Semana de Ciência e Tecnologia, o biólogo Rodrigo de Morais Kanaan fez uma exposição sobre “Arborizações Urbanas - ações e mitigações às mudanças climáticas”. A palestra ocorreu na noite de quinta-feira, dia 17 de outubro, no Salão de Atos da Urcamp e foi mediada pela coordenadora do curso de Ciências Biológicas, professora Tamirys Ramos.
Responsável pela arborização urbana da Secretaria de Meio Ambiente de Bagé, Kanaan abordou os impactos positivos das árvores no ecossistema urbano e no desenvolvimento das cidades. Ele destacou que a arborização não só melhora a qualidade de vida da população, mas também contribui para a mitigação das mudanças climáticas. O biólogo mencionou o papel das espécies do bioma Pampa nesse processo, discutindo ainda o histórico de arborização da cidade. Também esclareceu a diferença entre podas drásticas, que comprometem a saúde da árvore, e podas adequadas, que preservam seu ciclo de vida. “Esquecemos que a árvore é um ser vivo. Ela não é um poste, ela está lá e precisa ser cuidada”, ressaltou.
Kanaan ressaltou a importância de que tanto o poder público quanto a população cuidem das árvores. “Elas têm um papel essencial que vai além da estética urbana, contribuindo diretamente para a qualidade de vida dos moradores e para a preservação do meio ambiente”, orienta.