Urcamp abre as portas na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Reportagem: Jornal Minuano | Por Melissa Louçan


Iniciou, na segunda-feira, dia 17, a programação do “Urcamp de portas abertas: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”. A celebração faz parte da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia, promovida pelo Governo Federal, e conta com apoio do Centro Nacional de Pesquisa (CNPq) e SNTC. Com atividades gratuitas, a programação é variada, aberta ao público e se estende até sexta-feira.

A atividade inaugural da programação é a exposição "Viajantes Naturalistas no Rio Grande do Sul", que iniciou no Museu Dom Diogo de Souza. A visitação acontece das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h, até o dia 21 de outubro.

Para a exposição, foram selecionados seis grandes cientistas, viajantes naturalistas que passaram pelo Rio Grande do Sul, dedicando-se aos estudos da História Natural. São eles Aimé Bonpland, Augustin François César Prouvensal de Saint-Hilaire, Carl Axel Magnus Lindman, Friedrich Sellow, Louis-Fredéric Arsène Isabelle, Robert Christian Barthold Avé–Lallemant. No Museu, estão dispostos livros dos viajantes, além de material arqueológico resultante das pesquisas, além de materiais produzidos pelos acadêmicos e professores do curso de Ciências Biológicas da Urcamp.

Programação se estende até sexta-feira

Diversas atividades serão disponibilizadas ao público durante a semana no Ginásio do Corujão, nos campus de Alegrete e Bagé. Entre as atividades, se destacam a Feira das Profissões, Feira de Ciências, Mostra de Iniciação Científica Júnior, Laboratórios de Portas Abertas, Laboratórios Virtuais e Atividades Extramuros.

"Temos por objetivo neste projeto dar condições para o aluno da Educação Básica vivenciar o que se denomina método científico a partir de observações, levantar hipóteses, testá-las e refutá-las quando for o caso, trabalhando de forma a redescobrir conhecimentos através das feiras e mostras científicas, bem como do espaço dos laboratórios abertos e virtuais e de exposição no Museu Dom Diogo de Souza”, destaca a coordenadora geral do projeto, Anabela Silveira de Oliveira.

Ela destaca, ainda, que entre as atividades estão as competências e habilidades desenvolvidas pelo corpo docente nos cursos de Educação Básica, da Graduação e da Pós-graduação da Urcamp, que tem um currículo voltado para Educação Híbrida e Transformadora.

A 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) é promovida anualmente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e traz, neste ano, o tema “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”. O evento ocorre desde 2004, promovendo, em todo o país, atividades gratuitas, abertas à comunidade tanto no formato presencial como online. O tema proposto na edição de 2022 busca uma reflexão sobre o processo histórico da Independência do Brasil na construção e desenvolvimento da nação brasileira.

Nesta terça-feira, a programação inicia às 9h, com a Feira das Profissões, que se estende durante toda a semana. Durante a manhã, a Urcamp abre os laboratórios para visitação, no Corujão. Das 14h às 16h, serão apresentados os laboratórios virtuais. Durante a noite, das 18h às 21h, os participantes podem acompanhar podcasts, vídeos e webnares no Salão de Atos.

Na quarta-feira, das 9h às 21h, a programação disponibiliza visitações na Feira das Profissões, Feira de Ciências e Mostra de Iniciação Científica Jr. Na quinta-feira, durante a manhã, das 9h às 12h, além da programação da Feira das Profissões e o Laboratório de Portas Abertas. À tarde, seguem os laboratórios virtuais, além de programação no Salão de Atos, com vídeos e conferências online.