Cenarte retoma atividades com oficinas de desenho e pintura

Em Cidade | Por Jaqueline Muza

O Centro de Artes Maria de Lurdes Alcalde (Cenarte), fundado no dia 11 de setembro de 1985, irá retomar suas atividades artísticas e culturais a partir de segunda-feira (17). O espaço surgiu como um braço da faculdade de Belas Artes da Fundação Attila Taborda (FAT) e, desde 2002, não realizava atividades.

Conforme uma das integrantes da comissão gestora de Museus da Urcamp, Carmen Barros, para o retorno, estão sendo disponibilizadas várias oficinas. As primeiras serão ministradas pelo egresso da Comunicação Social da Urcamp, empresário, desenvolvedor de jogos e artista conceitual, Marsal Alves Branco, e outra com o artista Carlo Andrei Rossal. As inscrições podem ser realizadas de terça a sexta-feira no Museu da Gravura Brasileiram das 15h às 19h.

A oficina de Desenho irá acontecer segundas e quintas ,das 19h às 21h, com um encontro semanal e será para maiores de 14 anos. O curso de pintura será nas sextas-feiras, das 14h às 16h.

Carmen salienta vários grupos que funcionam ainda hoje - Cultura Sul, Manifesto Poético, Associação Pró-Santa Thereza nasceram dentro do Cenarte. “Ele foi, e continuará sendo, um grande útero cultural, um terreno muito fértil para a arte em todas suas manifestações”, disse.

A gestora destaca que já está sendo preparada a oficina de teatro, com Michel Godinho, que deve iniciar em setembro, e outras de curta e longa duração envolvendo todas as manifestações artísticas, incluindo cinema e música, com convidados. “Estamos em busca de parcerias para diversificar a programação”, relata.

Importância

Na década de 1980, o Centro de Arte Maria de Lurdes Alcalde funcionava com oficinas de Gravura,Pintura e Cerâmica, abertas à comunidade. As atividades culturais também envolviam exposições, conferências e cursos com artistas convidados. De acordo com a musicista e pianista, Ana Maria Delabary, que trabalhou no local, as atividades eram realizadas como pesquisa e extensão da Faculdade de Belas Artes e também atendendo as demandas da comunidade.

Ana Maria salienta que o Cenarte iniciou através de um projeto liderado e coordenado pela professora Marli Meira, abrindo as atividades da faculdade em vários setores como: artes plásticas, música e teatro para toda a comunidade. Ela explica que as oficinas já existiam desde a década de 70, mas não era oficializado. O Cenarte teve essa proposta de formalizar e foi fundado em 1985. “Foi os braços abertos da faculdade, dentro dos seus anseios em termos de arte ”, recorda.

Para a pianista, a retomada das atividades é muito importante, não somente pela história, mas também para as futuras gerações terem contato com as artes. “No momento que se vive é primordial, imprescindível e necessário ter uma sensibilidade e um desenvolvimento nas atividades artísticas”, enfatiza.

A musicista destaca que vários movimentos culturais, que ainda funcionam na atualidade, iniciaram no Cenarte. “Todos os setores eram contemplados”, frisa.

Curso

O bajeense Marsal Branco é casado com a artista holandesa Irene Van Rooij. Artista, professor e pesquisador (mestre e doutor em comunicação) com vinte anos de atividades empresariais e universitárias. Na última década tem percorrido o mundo a bordo de um barco (o veleiro Bucanera), a pé, de carro e bicicleta. Ao todo quatro continentes e mais de cinquenta países. Desde o ano passado, reside a metade em Bagé, e metade na Holanda. Como artista já publicou revistas e livros (incluindo diversas nominações para os principais prêmios de histórias e quadrinhos e literatura) bem como para editoras e revistas européias.

Segundo o artista, a oficina de desenho do Cenarte é voltada para iniciantes e para artistas experimentados. Para os iniciantes, é construída sobre as técnicas do “ensinar a olhar”, que possibilita a produção até mesmo de retratos realistas em poucos meses de trabalho. “Uma metodologia que conheço muito bem e que usei com muito sucesso na universidade, onde preparava artistas para a indústria de games internacional. Para os artistas, busca-se o refinamento de sua identidade a partir de sua própria estética”, relata.

De acordo com Branco as aulas serão em formato oficina, com um encontro semanal de duas horas a quatro horas. Não é preciso experiência anterior. O único requisito é o desejo e a vontade de fazer a melhor atividade do mundo que ressalta ter a sorte de exercer todos os dias. “Criar sem restrições, com técnica, imaginação e, ao final, produzir imagens poderosas”, adianta.

O artista salienta que quando ainda morava em Bagé, há trinta anos , estudou e trabalhou no Cenarte. “Considero minha casa e que é parte importantíssima de minha história”, destaca.

As aulas serão oferecidas em dois horários: segundas e quintas das 19h às 21h, no Cenarte. O valor é de R$ 200,00. Inclui certificação e a possibilidade de aproveitamento de horas complementares em cursos superiores.

Contato: whats: 51 997055439 ou via facebook no perfil Marsal Alves Branco