Merendeiras das EMEIs participam de oficina sobre aproveitamento integral de alimentos na Urcamp

Resultado da oficina
Grupo comemora pequeno banquete

O laboratório de Nutrição da Urcamp recebeu, na tarde desta quinta-feira, 17, a 2ª edição da "Oficina de Aproveitamento Integral de Alimentos". A atividade envolveu 22 serventes merendeiras da Educação Infantil da rede de ensino municipal e integrou a programação da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (21ª SNCT) e da 22ª Semana da Alimentação RS.

A oficina é fruto de uma parceria entre os cursos de Nutrição e Gastronomia da Urcamp e a Escola Municipal de Administração Pública (EMAP), vinculada à Secretaria de Economia, Finanças e Recursos Humanos (Sefir). O objetivo é ensinar técnicas para o melhor aproveitamento dos alimentos nas receitas das merendeiras, permitindo a utilização completa de ingredientes, como cascas, talos e sementes, em preparações nutritivas e atrativas para as crianças.

Segundo a coordenadora do curso de Gastronomia da Urcamp, Fernanda Dall’Asta, a oficina ofereceu receitas práticas e acessíveis para o dia a dia das escolas, priorizando o reaproveitamento de alimentos. "É uma forma de aproveitar o máximo possível dos ingredientes, como frutas e legumes, para preparar pães, cucas, bolos e outras receitas. Usamos corantes naturais para tornar as preparações mais atraentes para as crianças", explicou.

Entre as receitas apresentadas, destacaram-se o bolo de banana com casca, pão de legumes colorido naturalmente, espinafre e beterraba, além de uma torta rápida de liquidificador que pode ser recheada com ingredientes disponíveis, como carne moída, frango ou legumes. Outras opções incluíram cuca de banana com casca e bolo de laranja com casca, evidenciando o conceito de aproveitamento integral.

Servente merendeira da EMEI Tanisa França Budó, Aurora Rosa Nogueira, atua na função há mais de 20 anos. Ela avaliou a oficina de forma positiva. “Foi um grande aprendizado, deveria acontecer mais vezes. Saímos da rotina e aprendemos coisas maravilhosas e criativas. Adorei tudo e vou levar muita coisa nova para as crianças. Foi 100%", destacou.

A primeira edição da oficina ocorreu em setembro deste ano, reunindo 30 participantes.