Estudantes de Medicina Veterinária da Urcamp promovem desfile de adoção de Pet’s

Comunidade escolar protagoniza momento de afeto

O Campus Central da Urcamp foi palco, na tarde desta quinta-feira, 17, de um evento especial: o Desfile de Adoção de Pets, organizado pelos estudantes do curso de Medicina Veterinária. A iniciativa fez parte da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e ocorreu na rampa de acesso ao Bloco B, ao lado da Feira das Profissões, atraindo a atenção de jovens e membros da comunidade escolar presentes no evento.

O desfile teve como objetivo promover a adoção responsável de cães resgatados pela EspaçoVet, pela Farmácia PET Chili e por outros voluntários engajados com a causa. Ao todo, desfilaram seis filhotes e uma cadela adulta, conquistando o carinho do público.

A acadêmica do terceiro semestre de Medicina Veterinária, Gabriela Ferreira, destacou a importância da ação. “Nosso objetivo é tirar esses animais das ruas e garantir que sejam adotados por pessoas que realmente tenham condições de cuidar deles. São animais que merecem um lar seguro e amoroso. Para isso, fazemos até um termo de responsabilidade para quem adotar”, explicou a estudante.

A empresária Cíntia Deibler, responsável pela Farmácia PET Chili, falou sobre o trabalho realizado com animais resgatados e a importância do envolvimento da comunidade. “Nós lançamos esse projeto para ajudar animais carentes. Cada mercadoria vendida na loja tem parte do valor revertido para ajudar animais de rua em Bagé e região, como animais em Candiota e outras áreas”, destacou. Cíntia também ressaltou o cuidado que têm com os animais após a adoção. “Pedimos fotos do pátio para garantir que o local seja seguro, e fazemos acompanhamento pós-adoção para que os animais não sejam abandonados novamente”, enfatiza.

A coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Urcamp, Paula Santos, comentou sobre a importância da iniciativa, que acontece desde 2018. “A Medicina Veterinária cumpre sua missão social e comunitária, alinhada à missão da Urcamp. Este desfile é uma oportunidade de sensibilizar as pessoas e incentivar a adoção responsável”, afirmou a professora.

O evento reforçou o compromisso dos acadêmicos e voluntários com o bem-estar animal, destacando a importância da adoção consciente e a responsabilidade que vem com o ato de dar um lar a um animal carente.