Câmara Municipal homenageia reitor mais jovem do Brasil e destaca a 100ª turma do curso de Direito da Urcamp

Reitor Guilherme Bragança com a turma 100 do Direito

A Urcamp foi centro de duas homenagens do Poder Legislativo de Bagé, na noite desta segunda-feira, 16. Por aprovação das comissões e mesa diretora, foram concedidos os títulos de reconhecimento de “Reitor mais jovem do Brasil” ao reitor da Urcamp, professor doutor Guilherme Cassão Marques Bragança, e o reconhecimento pela formação da “100ª turma do curso de Direito” da instituição, concedido à acadêmica Silvia Lopes da Cunha Bassan, que representou os colegas durante a cerimônia. A coordenadora do curso, professora mestre Lourdes Helena Martins, também recebeu seu reconhecimento pela atuação à frente do colegiado. 

 

O reitor Guilherme Bragança agradeceu a indicação e fez referências aos apoios que teve para a sua formação profissional que o levaram até a posição de destaque que alcançou junto à instituição, mas ressaltou o fato de estar sendo homenageado por ser jovem e de que a cerimônia acontece junto à homenagem da centésima turma de formandos do Direito. “São todos jovens que a partir de agora se dedicam ao melhor de suas potencialidades na construção de suas carreiras. São jovens em um curso que completou 55 anos em 2024 e forma a sua turma número 100. E há muita tradição e experiências nessa juventude deles. Encaro que este é o exemplo que a Urcamp deixa, ou seja, de ser uma instituição com quase sete décadas e que, mesmo assim, sabe reconhecer os novos talentos, permite atuação acadêmica e ampara projetos de futuro e de atualização constante, inclusive na sua gestão, onde me encontro agora”, pondera. 

 

A TURMA NÚMERO 100

O curso de Direito da Urcamp completa 55 anos de atuação, estendendo sua influência pela comunidade de Bagé e região. Agora chegou a vez de formar a centésima turma, o que, para o Poder Legislativo de Bagé, torna-se um marco fundamental na geração de carreiras e na atualização dos processos de acesso à justiça, garantido ao longo das gerações de bageenses que passaram pelo curso. Por causa disso, a acadêmica Silvia Bassan, representou seus colegas ao receber a homenagem especial da Câmara pela conquista histórica. “Este momento revela a qualidade e o comprometimento da Urcamp na formação de profissionais e cidadãos. Tenho convicção de que a Urcamp é e continuará sendo referência na formação de profissionais do Direito e das mais diversas áreas de atuação. A Urcamp é da nossa terra, surgiu na nossa cidade criada pelo esforço de pessoas daqui. Aguardamos pela formação de outras cem turmas”, afirma a acadêmica da turma que cola grau no final do ano.    

 

Para a coordenadora do curso de Direito, Lourdes Helena Martins, a Centésima Turma representa a concretização de um projeto coerente e necessário. “Nós fazemos parte da história de crescimento de uma região inteira. Nós formamos, ampliamos o acesso ao mundo do trabalho para muitos profissionais advogados construírem suas carreiras. Mas também dinamizamos o pensamento sobre a sociedade, suas mudanças e a forma como o Direito aborda e regula esta convivência civilizada”, analisa. Lourdes acredita que com a turma 100 o curso dá provas do quanto ainda tem para contribuir. “Além dos conteúdos em constantes reavaliações, além de nosso investimento do futuro profissional oferecendo preparação para as provas da OAB, nós mantemos há cinquenta anos o Núcleo de Práticas jurídicas, prestando atendimento de vários setores do direito a pessoas sem recursos e que, por isso, não teriam condições de acesso à Justiça. Então, é preciso valorizar toda esta atuação que, se é histórica, ainda dará muitos frutos no futuro”, conclui.  

 

Mais fotos