Semana Acadêmica do Curso de História planeja programação integrada com o EAD

Ofícios dos Historiadores: do ensino de história à história das mulheres, é o tema central da Semana Acadêmica que integra presencial/remoto e EAD.

História das Mulheres no Antigo Regime foi o tema que abriu a Semana Acadêmica do curso de História na noite do dia 16. A palestra foi ministrada pelo Msc. Renato Drummond Tapioca Neto, professor na rede pública de ensino do Estado da Bahia, criador do site Rainhas Trágicas. Ele é licenciado pela Universidade Estadual de Santa Cruz e mestre em Memória: Linguagem e Sociedade, pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. É autor do site e do livro "Rainhas Trágicas: quinze mulheres que moldaram o destino da Europa" e atualmente atua como professor na rede pública de ensino do Estado da Bahia.

Para a acadêmica Liliane Idalgo Pinheiro, a primeira noite começou em grande estilo. “ Foi um momento agradável e de grande aprendizado, em que foi evidenciado a importância da presença feminina na história”, justifica.

Kátia Sillene Antunes Da Silva também é aluna e considerara a Semana Acadêmica uma oportunidade de interagir e aprender com grandes profissionais da área. “Na nossa primeira noite tivemos o nosso palestrante fez todos os inscritos do evento terem uma reflexão sobre a presença das mulheres na história. Uma noite excelente com grandes aprendizados”.

A coordenadora Clarisse Ismério, destaca o grande envolvimento das alunas para buscar palestrantes de alto nível na área envolvendo Pesquisa e Ensino, "assim serão noites de muitas trocas e aprendizados", reforçou.

As atividades seguem assim:

17.08 - Ensinar História na escola - Dra. Antonia Terra de Calazans Fernandes - Professora Doutora do Departamento de História da FFLCH/USP.Bacharelado, licenciatura e mestrado em História pela PUCSP; e doutorado em História Social -FFLCH/USP. Lecionou no ensino fundamental, em escolas públicas e privadas; em programas de formação de professores; e no ensino superior. Foi coautora do PCN-História/MEC e assessora na elaboração de propostas curriculares e orientações didáticas da Secretaria de Educação do Município de São Paulo. Autora de livros didáticos para o ensino fundamental e EJA.

18.08 - História e Ensino de História: encontros e desencontros - Msc. Joelza Ester Domingues - autora dos textos do Ensinar história e Stud história Bacharel em História pela USP.Mestre em História Social pela PUC-SP.Autora de livros didáticos para o Ensino Médio e Fundamental pela FTD.Foi consultora técnica para material de apoio de Ciências Humanas junto à Unesco e Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, e material de apoio de História junto ao Movimento pela Base.

19.08 - História das Religiões e as Mulheres no Monoteísmo - Dra. Cristine Fortes Lia - Docente do Programa de Pós Graduação em História e do Programa de Pós Graduação em Letras da Universidade de Caxias do Sul. Pesquisadora do Instituto Religare - UCS. Editora da Revista Métis.

A Semana Acadêmica deste ano propõe a integração dos acadêmicos de História da Graduação I com os do EAD. A programação é organizada pelas pelas acadêmicas Liliane Idalgo Pinheiro e Kátia Sillene Antunes Da Silva, sob a orientação da professora Clarisse Ismério.