Escola Mário Suné traz turmas para dia de cientistas nos laboratórios da Urcamp

ESTUDANTES FORAM TRANSPORTADOS PELA PARCERIA DA ANVERSA

A Urcamp desfruta do sucesso de suas visitas escolares agendadas. Hoje, 17, durante todo o dia, as turmas dos turnos da manhã e tarde da Escola Estadual Mário Suñé fizeram um passeio diferente. A proposta de aprendizado foi desenvolvida nos laboratórios de biologia e de materiais da construção civil. 

BIOLOGIA - Sob a orientação da professora Tamyris Ramos, a visita ao laboratório de Ciências Biológicas concentrou a curiosidade de todos a partir de duas práticas: uma voltada aos estudantes das turmas finais, outra prevendo a visita de grupos infantis. De manhã o tema foi “Animais do Pampa”, quando os jovens debateram o bioma e receberam informações sobre preservação e respeito à natureza. Durante a tarde o tema foi diferente, adaptando-se ao público infantil da escola, agora a professora explorou a proposta de laboratório “pequenos Cientistas” para uma garotada curiosa e muito interessada em reconhecer os animais da região, animais marinhos e conteúdos que permitem às crianças encararem os “bichos” como seres menos ameaçadores. 

ENGENHARIA - As turmas também aprovaram as visitas ao laboratório de materiais de construção, espaço onde a Urcamp atende empresas interessadas em testar a qualidade e a resistência de materiais utilizados nas obras que se constroem na cidade e na região. Recebidos pelo professor Ronald Rolim de Moura, foram informados sobre os tipos de solo, as recomendações sobre uso de concreto, tijolo e sobre as máquinas que fazem sua testagem. 

JORNALISMO - Antes de terminar sua jornada, os estudantes foram conduzidos ao laboratório de telejornalismo, onde o professor Glauber Pereira explicou a utilização do espaço, as técnicas para a montagem de um telejornal e descreveu os principais equipamentos da produção de um telejornal ao vivo. Curiosos, os jovens também discutiram sobre o perigo das “fake news” e por que as pessoas devem se informar nos veículos de comunicação de verdade (convencionais) e gostaram da ideia de fazer uma oficina de audiovisual na sua escola.  

BAITA PARCERIA

Para a diretora da Escola Mario Suñé, Cristina Campão, os estudantes gostaram da experiência de “viajar para aprender”. A prática da visita técnica na Urcamp tem sido uma realidade porque a instituição tem uma parceria social com a Anversa Transportes Coletivos. As escolas agendam as visitas e a Anversa leva e traz as turmas. Hoje quem fez o serviço foi o motorista Adriano Paiva.

Mais fotos