Adriana Lara anuncia emenda de R$ 400 mil para o Hospital Universitário

Em Jornal Minuano | Por Redação JM

A manhã de sexta-feira, dia 17, foi assinalada, junto à Fundação Attila Taborda (FAT), em Bagé, pelo anúncio de uma emenda parlamentar de R$ 400 mil destinada ao Hospital Universitário (HU) Doutor Mário Araújo, do Centro Universitário da Região de Campanha (Urcamp).

Responsável pelo encaminhamento da verba, oriunda de seu gabinete na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, a deputada estadual Adriana Lara, do PL, disse que o repasse, que é o segundo de sua autoria - um primeiro foi formalizado em 2023 - busca ampliar a capacidade de atendimento à população de Bagé e região. "Acredito que a coletividade é que traz resultados. E essa parceria com o HU tem ajudado a salvar vidas", frisou.

Durante a agenda, ela frisou que, anualmente, tem direito a um montante de R$ 1 milhão, a exemplo dos 55 deputados estaduais. "Quase metade é para este hospital. E queremos seguir ajudando. Quero assumir compromisso de, em todo ano, colocar um aporte no HU. Acredito que isso é algo bem empregado. Priorizo investimentos na Saúde e na Educação", completou.

Presente no encontro, o secretário de Saúde de Bagé, Paulo Henrique Feltrin, exaltou que auxiliar os hospitais traz resultados diretos junto à população. "Hoje, ver o HU pujante e atendendo nossa população é um orgulho. Por isso já renovamos o convênio (com Prefeitura) e estamos trabalhando novos projetos por meio dessa parceria. O HU tem um papel social perante à comunidade e isso é fundamental", analisou.

O Reitor da Urcamp, Prof. Dr. Guilherme Cassão Marques Bragança, ressaltou que a emenda ajudará a melhorar e adequar a estrutura do hospital. "Esse trabalho não é de hoje. Vem desde quando a instituição adquiriu o Hospital. E precisamos sim de muita ajuda, em especial porque queremos trazer Medicina para a Urcamp e o HU será fundamental", frisou ele ao completar: "Além disso, pelo hospital ajudamos a zerar filas por exames e atendimentos, que é o que mais queremos".

Melhorias e mais exames
Por sua vez, o gerente administrativo do HU, Leandro de Deus, explicou que o valor da emenda será destinado à realização de ajustes estruturais que atendam orientações do Plano de Prevenção e Combate a Incêndios (PPCI). "Além disto, 20% da verba, o que representa R$ 80 mil, como contrapartida para a comunidade, serão aplicados no custeio de exames de raio-x, ecografia e tomografia para a população", especificou. Conforme exaltou, estes serviços não atendem apenas a demanda de Bagé, mas pacientes de todos os municípios de abrangência da 7ª Coordenadoria Regional de Saúde.

A agenda ainda contou com as presenças da presidente da FAT, Profa. Dra. Mônica Palomino de los Santos, do vereador Augusto Lara, assim como representantes do HU, Urcamp e Prefeitura de Bagé.