Museu Dom Diogo de Souza realiza “Abre-te Sésamo” nesta quinta-feira

Com o tema “A diversidade que nós somos”, o Museu Dom Diogo de Souza/FAT Urcamp realiza o evento “Abre-te Sésamo” nesta quinta-feira, das 16h às 18h. A atividade integra a 21ª Semana Nacional de Museus.

Conforme a gestora do Museu Dom Diogo de Souza, Cármen Barros, haverá apresentação de diversas culturais, todas com o mesmo intuito: abrir às portas do museu para a comunidade. Estão previstas apresentações de candombe, dança gaúcha, dança flamenca e alusivas ao samba/carnaval. Como o tempo é pautado pela diversidade, o evento também será conduzido por uma professora de LIBRAS.

Segundo a gestora, o tema da diversidade é baseado numa determinação do Instituto Brasileiro dos Museus, que tem essa agenda mediante proposição da Organização das Nações Unidas (ONU). “Os Museus também são lugares que podem favorecer o bem-estar, saúde, melhor qualidade de vida, bem como pontuar questões sociais e da diversidade entre as pessoas”, argumenta.

Em relação ao nome de Abre-te Sésamo, Cármen relata que é inspirado na história de Ali-Babá e os 40 ladrões. “Quando Ali-Babá chegava em frente a caverna e dizia: ‘Abre-te Sésamo’ para acessar o tesouro. Nos declaramos essa palavra mágica na porta do museu, onde possui outro tipo de tesouro, que e o patrimônio e que fala da identidade de cada um de nos. É essa abertura para a diversidade que nós todos somos”, complementa.