Egressa da Urcamp compartilha experiências na carreira de arquitetura e urbanismo

Rachel Beckman Morgado formou-se em 2002 pela Urcamp
Profissional trouxe casos de projetos elaborados durante trajetória profissional

A arquiteta Rachel Beckman Morgado, 42 anos, palestrou para acadêmicos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil da Urcamp, no Teatro Cenarte, abordando o tema "Conforto ambiental na arquitetura: projetos e experiências". Com 17 anos de atuação no mercado, é responsável pelo Escritório Rachel Morgado Arquitetura, que atende diversas cidades e possui trabalhos publicados em revistas, anuários e catálogos da área.

Desde a infância, Rachel conta que teve estímulo para atividades artísticas e criativas, o que a levou a ingressar no curso de Arquitetura e Urbanismo da Urcamp, em 2002. Durante a graduação, participou de diversas iniciativas, incluindo o Projeto Santa Thereza e o Trem da História, que recebeu Menção Honrosa na 6ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, em 2005. Nos anos seguintes, integrou projetos comunitários como o Parque Temático da Mineração (Companhia Rio-Grandense de Mineração - CRM, em Candiota), o Parque Paisagístico da Hidráulica (Bagé) e o Acesso Pórtico (Candiota). Em 2006, foi premiada pelo trabalho "Análises dos Ranchos de Torrão de Aceguá-RS" e "Le Corbusier e o legado do urbanismo progressista no Brasil".

Com grande demanda por projetos de interiores, Rachel especializou-se na área, realizando, em 2014, o curso de Arquitetura de Interiores e Decoração Residencial e, em 2015, a pós-graduação em Iluminação e Design de Interiores. Segundo Rachel, a arquitetura vem crescendo e se tornando mais acessível, deixando de ser um serviço exclusivo para uma minoria. Ela argumenta que a busca de soluções por espaços menores aumentou, assim como o reconhecimento da importância dos profissionais da área. Para ela, há três características principais de um bom arquiteto: “criatividade, funcionalidade e talento”, além da “habilidade de relacionamento interpessoal”, essencial para o sucesso dos projetos.

Durante o encontro com os acadêmicos, a egressa da Urcamp também contou que o escritório expandiu sua atuação para além da região da Campanha, atendendo cidades como Pelotas, Porto Alegre e Xangri-lá. “A pandemia impulsionou a adaptação ao trabalho remoto, permitindo o desenvolvimento de projetos em diversas localidades, incluindo uma cobertura em São Paulo. Atualmente, o escritório trabalha em dois projetos no Uruguai, levando a identidade arquitetônica regional para outros países”, relatou.

Por fim, Rachel deixou um conselho para os futuros profissionais da área. “Para ser um bom profissional, você deve amar o que faz, ter vocação e dedicação. Tirar um projeto do papel e transformar a maquete eletrônica em realidade é muito trabalhoso. O mercado de trabalho vem ganhando novas possibilidades. Especializar-se em uma das várias áreas que o curso oferece tornará você um profissional diferenciado, capaz de atender não apenas clientes, mas também colegas de profissão”, concluiu.