Professores da Urcamp apresentam estudo preliminar para revitalização do prédio da CEEE

Espaço irá abrigar as cinco delegacias de polícia civil de Bagé

O estudo preliminar do projeto de reciclagem das delegacias de Bagé foi apresentado, na sexta-feira, 12, ao titular da 9ª Delegacia Regional de Polícia Civil do Interior, Luis Eduardo Benites. O estudo foi realizado pela equipe de arquitetos da Urcamp, formada por Francisco Lucas, Magali Gonçalves, Marcelo David Pereira e Sandro Martinez. O projeto visa revitalizar o antigo prédio da CEEE, que pertence ao Estado, e transformá-lo em uma central que reunirá todas as cinco delegacias da Polícia Civil da cidade.
A ideia é reunir na mesma edificação as cinco delegacias, que hoje funcionam em diferentes locais da cidade (1ª e 2ª DP, DEAM, DPPA e Delegacia Regional). A iniciativa deve gerar economia ao Estado, já que todos os prédios atuais que servem de sede da Polícia são alugados. A intenção é concentrar e reforçar a cobertura e segurança policial nos arredores da zona central. O projeto ainda conta com um “Memorial da Energia”, que será um espaço de exposição e educação sobre a história e a importância da energia para o desenvolvimento da região. Bagé foi a terceira cidade do Brasil a contar energia elétrica.
Conforme o arquiteto Marcelo David Pereira, o projeto pretende valorizar o patrimônio histórico da cidade, já que o prédio foi construído na última década do século 19 e conta com uma arquitetura que precisa ser conservada. Pereira explica que os professores fizeram o projeto e os alunos estão auxiliando com a parte gráfica e levantamento físico visual. “Agora passamos a realizar o anteprojeto onde será detalhado a parte arquitetônica, elétrica sanitária e estrutural”, comenta.
Mesmo sem um prazo definido para o andamento, a previsão é que, depois de concluído, o projeto arquitetônico das delegacias entre no processo de captação de recursos junto ao Estado e União.