Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal da Urcamp oferece suporte a empreendedores na Feira da Vila Vicentina

NAF planeja minicursos para expositores em 2025
Brunno Almeida é um dos acadêmicos extensionistas do projeto

O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da Urcamp marcou presença na Feira Cultural e Solidária Feira Vicentina, realizada no sábado, 14, na Vila Vicentina. A iniciativa teve como objetivo oferecer orientações fiscais e tributárias aos artesãos e microempreendedores individuais (MEIs) que participaram do evento.

Os acadêmicos de Ciências Contábeis da Urcamp, Anyel Rodrigues e Brunno Almeida, que são extensionistas do NAF, foram os responsáveis por prestar os atendimentos durante a feira, proporcionando informações técnicas e práticas voltadas às demandas dos expositores.

Segundo o coordenador do curso de Ciências Contábeis da Urcamp, professor João Cléber Lopes, a participação do NAF no evento representou um importante espaço para troca de conhecimento e apoio aos microempreendedores. “Recebemos feedbacks positivos das orientações disponibilizadas e já estamos planejando novas atividades de apoio para o próximo ano”, destaca. Entre os serviços oferecidos gratuitamente pelo núcleo, destacaram-se esclarecimentos sobre o preenchimento de documentos tributários e orientações gerais para aprimorar o controle financeiro dos pequenos negócios. 

Para 2025, há perspectivas de novas edições da feira da Vila Vicentina, e o NAF planeja novas parcerias. De acordo com o coordenador, o núcleo pretende ampliar seu apoio, organizando minicursos focados nas necessidades específicas dos expositores, como controle gerencial, gestão fiscal e contábil. “A ideia é capacitar ainda mais os participantes, fortalecendo o impacto positivo dessa iniciativa”, conclui.