Alunos de Psicologia apresentam resultados de Estágio de Clínica Ampliada

Os acadêmicos do 10º módulo do curso de Psicologia da Urcamp apresentam, na noite de quarta-feira, 14, no Salão de Atos, os resultados das experiências obtidas pelo Estágio de Clínica Ampliada. Sob a coordenação das professoras Aline Silveira, Fabiane Caillava e Cláudio Louzada, os trabalhos foram desenvolvidos nos segundo semestre de 2022 e ocasionaram em 28 intervenções realizadas na comunidade.

Coordenadora de Psicologia, Aline Silveira relata que os alunos desenvolveram os estágios no Hospital Universitário, Santa Casa de Caridade, Caps I, Caps AD, Casa da Menina, Receita Federal e Escolas Municipais. Na prática, a experiência desse estágio possibilita às práticas de cuidado clínico dentro do campo psicológico, por meio de atendimentos que vão além do modelo de consultório clássico.

Quanto à relevância dos estágios, Aline destaca a importante de tais práticas para uma atenção psicossocial mais comprometida. “Pudemos observar nas supervisões e nas apresentações as potencialidades e a urgência de se fazer uma clínica ampliada. Isso nos permite outro fazer clínico, que não seja aquele voltado para atendimento individual na clínica escola, modelo hegemônico nos cursos de Psicologia, que dificultam uma formação comprometida com a saúde coletiva e a atenção psicossocial”, finaliza.