Estudantes relatam experiências em competição da Nasa durante Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da Urcamp

Estudantes da escola Frei Plácido divulgam segundo projeto classificado na NASA

A experiência de participar de um concurso internacional da NASA foi o tema de um um painel realizado na tarde desta quarta-feira, 16, no Salão de Atos da Urcamp. O evento integrou a programação da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), promovida pela universidade.

Os alunos, que competiram na Nasa Human Exploration Rover Challenge nos anos de 2023 e 2024, relataram a importância do projeto e os desafios enfrentados. No primeiro concurso, a equipe conquistou o segundo lugar na categoria Pit Crew, que premiou o trabalho em equipe, com o protótipo "Robotchê", um veículo movido à tração humana. A competição, realizada em Huntsville, Alabama, desafiou estudantes do mundo inteiro a criar rovers projetados para navegar em terrenos que simulam a superfície de Marte e outros corpos celestes.

Já o segundo concurso, o grupo foi composto pelos estudantes Sofia Cuadros Oliveira, Carlos Eduardo Munhoz Ferreira, Felipe de Oliveira Luiz, Frontelino Ferreira de Oliveira, Lucas Nogueira Andina, Mikael Macedo Ferreira Kaupe e Otávio Borges Motta, sob a orientação do professor Santiago Nogueira Cuadros.

A diretora da escola Frei Plácido, Sônia Machado Trindade, destacou a importância da persistência dos alunos e o apoio recebido. "Foi uma oportunidade incrível. Através do sonho de uma aluna, conseguimos inscrever o projeto nos concursos da NASA. A escola, os alunos e o governo estadual acreditaram na proposta e, com muito esforço, participamos em dois anos consecutivos. Foi um grande êxito obter o terceiro lugar em 2023 e o segundo lugar em 2024", destaca.

Para Sofia Cuadros, participante do projeto, a experiência foi transformadora. "Participar pela segunda vez foi uma confirmação do nosso trabalho e esforço. Ir uma primeira vez é um sonho, mas voltar é a certeza de que estamos no caminho certo. Apresentar esse projeto a outros jovens é inspirador, porque acreditamos que o estudo e a ciência são a base de tudo", afirmou.

Sobre a Semana

A Urcamp é uma das instituições gaúchas aprovadas para executar a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, com recursos do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Esta edição conta, mais uma vez, com o apoio da 13ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), da Secretaria Municipal de Educação (SMED) e da parceria e contrapartida social da empresa Anversa de Transporte Coletivo. O evento prevê impactar 20 municípios da região de abrangência.