Escola de Caçapava do Sul relata imersão durante Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da Urcamp

Tema de imersão foi Sítio do Pica-pau Amarelo

A Escola Estadual de Ensino Fundamental Josefina Maria Saldanha, localizada na Coxilha São José, em Caçapava do Sul, proporcionou uma experiência imersiva aos seus alunos ao recriar o ambiente do Sítio do Picapau Amarelo. E os resultados desse projeto foram apresentados na 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) da Urcamp, em painel na tarde desta quarta-feira, 16, no Salão de Atos.

Com o envolvimento de 47 alunos do 1º ao 9º ano, incluindo a Educação Especial, a escola dividiu o trabalho por etapas, incluindo desde os anos iniciais até os finais. A proposta consistia em tematizar e personalizar os ambientes, de forma que os estudantes pudessem vivenciar as histórias criadas por Monteiro Lobato, clássico autor da literatura infantil brasileira.

Os professores e alunos se dedicaram à recriação dos icônicos personagens do Sítio do Picapau Amarelo, como Dona Benta, a temível Cuca e outros. Os espaços da escola foram transformados em cenários que remetiam ao sítio. A diretora da escola, Juliana Berchon, destaca a importância dessa abordagem prática e criativa. “Nós somos uma escola do campo e os nossos alunos não têm acesso a muitas coisas. Então, buscamos trazer essas experiências para o ambiente deles. Para nós, foi mais do que esperávamos, pedagogicamente. Os alunos se sentiram pertencentes ao trabalho, participaram ativamente e, hoje, querem mais projetos como esse”, enfatiza.

A iniciativa, além de engajar os estudantes de forma única, foi inscrita no prêmio de Boas Práticas Pedagógicas da Assembleia Legislativa, que a escola receberá nesta sexta-feira, 18, em reconhecimento ao trabalho inovador. “Inscrevemos o projeto para o prêmio sem muitas expectativas, mas deu super certo. Estamos muito felizes com o reconhecimento”, comemora a diretora.

O trabalho foi coordenado por diversas professoras, incluindo Matilde Aparecida dos Santos e Tamires Veiga, responsáveis pelos Anos Iniciais; Jocilene Soares, da sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE); e pelos professores dos Anos Finais: Mayara Fagundes, Valéria Perceval, Mariele Junqueira, Mariângela Ramires, Mileny Gonçalves e Janine Taschetto. A supervisora da escola, Rita Helena Fournier, foi uma das responsáveis por inscrever o projeto no prêmio.

“A educação que buscamos oferecer na nossa escola é ativa e participativa. Queremos que os alunos façam parte do processo de aprendizagem, que sintam que aquilo que estão desenvolvendo é importante e pertence a eles”, afirma Juliana Berchon. A diretora também ressaltou que o projeto foi ligado ao Dia Nacional da Literatura Infantil, reforçando a importância da obra de Monteiro Lobato na formação cultural e literária dos alunos.