Urcamp promove primeira aula do curso preparatório para prova da OAB

O salão de atos da Urcamp de Bagé sediou as aulas iniciais do curso preparatório para a prova da Ordem dos Advogados do Brasil, no último sábado, 14. A iniciativa visa atender gratuitamente aos acadêmicos de oitavo, nono e décimo semestres e, também, à demanda de egressos do curso de Direito de todos os campi da Urcamp. Mas já na primeira aula a coordenadora do curso em Bagé, Lourdes Helena Martins, reconheceu que a proposta já conta com alunos de outras instituições. 

“Os conteúdos ministrados na primeira aula foram dedicados aos temas do edital da prova da OAB, tratando de Direito Constitucional, que também foi transmitido para os campi de Alegrete, Santana do Livramento e São Gabriel. Mas também temos uma parceria com o curso de Direito da Anhanguera de Rio Grande, onde os alunos  assistem virtualmente”, informa a coordenadora. 

A modalidade iniciada pela Urcamp conta com professores de todos os campi e, também, com docentes convidados, sempre aos sábados no salão de atos da Urcamp, nos turnos da manhã e tarde, com transmissão pelo Youtube. As atividades serão desenvolvidas em aulas híbridas, mesclando encontros presenciais e virtualizados, tanto no campus de Bagé quanto em Alegrete, Santana do Livramento e São Gabriel.

Na avaliação do pró-reitor de Ensino da Urcamp, professor doutor Rafael Bueno da Rosa Moreira, a proposta demonstra que a Urcamp está interessada na carreira profissional de seus egressos, em vez de limitar sua atuação ao período da graduação. “É uma alegria poder estimular o exercício profissional, a prática da advocacia, que passa efetivamente pela oportunidade de ampliar as chances de aprovação na prova de seleção da OAB”, analisa. 

O projeto é fruto da iniciativa das coordenações do curso de Direito da Urcamp de Alegrete, Janine Taís Homem Echevarria Borba, do campus de Santana do Livramento, Lúcia Quevedo, do campus de São Gabriel, Luciane Bittencourt Fagundes e do campus central, em Bagé, Lourdes Helena Martins. O objetivo é diminuir a demanda regional por aprovação no Exame da (OAB), cuja fase objetiva acontece no dia 1º de dezembro.