Urcamp promove encontro motivacional para lançar formação certificada 

Reitoria apresentou propostas de capacitação

A Urcamp encerra oficialmente seu semestre letivo no dia 18, mas antevendo novidades para o próximo período, ofereceu, ontem, 15.07, um encontro que antecipa as iniciativas para a formação pedagógica. Durante a noite, professores, coordenadores e gestores de campi reuniram-se presencialmente no campus central e, por meio virtual, com as demais unidades para um momento de motivação. Especialmente convidada, a psicóloga Gabriele Lima de Sá mostrou o talento de uma egressa da instituição com a palestra intitulada “Você, o meio e o mundo".

A abertura do evento foi marcada pelo lançamento de uma proposta do Núcleo de Aperfeiçoamento Pedagógico da Urcamp - NAP, na qual está previsto um curso de capacitação docente, com certificação, a ser desenvolvido em seis diferentes módulos. Cada um responde por uma dimensão do trabalho dos professores e dos projetos para o futuro da instituição, que vão do uso das tecnologias ao levantamento de evidências destinadas às visitas de avaliação externa. “A proposta do NAP nos enche de orgulho e vem responder por parte dos desafios que vamos assumir no próximo semestre e, também, em 2025, principalmente no ambiente de uma Urcamp digital”, explica o reitor, professor doutor Guilherme Cassão Marques Bragança, apostando no título do projeto: repensando a Urcamp.

O pró-reitor de Ensino, professor doutor Rafael Moreira, informa que a instituição prepara uma nova política de gestão das ofertas de ensino, unindo presencial e EaD. “Por isso, uma série de atualizações sobre sistemas internos, rotinas de gerenciamento de cursos e de práticas pedagógicas serão revisitadas, sempre com a intenção de dialogar com o corpo docente e encontrar os melhores resultados”, pondera. A pró-reitora adjunta de Ensino, professora Marília Barbosa, apresentou seis tópicos levantados pelo NAP que resumem os temas a serem debatidos a partir de dinâmicas e uma plataforma de interação digital. “Nossa proposta é analisar o atual currículo, atualizar nossas evidências para a garantia de uma nota máxima junto MEC, preparar nossas metodologias para ambientes digitais e atualizar nossas dinâmicas em relação aos estudos independentes e atividades além da sala de aula - o que representa tanto a preparação da aula quanto a previsão de extensões possíveis”, antecipa.      

A dinâmica do encontro começou antes da palestrante apresentar seu tema. Os membros da Reitoria receberam a todos com uma confraternização, onde um painel fazia a seguinte pergunta: o que a Urcamp significa para você?  Cada professor foi convidado a deixar sua resposta em uma palavra. O painel teria importante papel logo a seguir. 

O significado da Urcamp

Ex-aluna da Urcamp e com conhecimento de seu funcionamento interno, a psicóloga Gabriele Lima de Sá iniciou seu diálogo questionando o público sobre os motivos de eles estarem na Urcamp, uma vez que reconhecia professores de longa data. As respostas traziam afinidade direta com os textos retirados da missão, visão e valores defendidos no PDI - Projeto de Desenvolvimento Institucional. “Isso explica que vocês têm propósito e que constituem o diferencial da Urcamp”, revela a palestrante. Ao mesmo tempo, defendeu a ideia de que todo profissional deve movimentar-se no sentido de adaptar-se às exigências do futuro e da tecnologia. “Pelo conhecimento e pela consciência do saber alcançamos autonomia. Pelo autoconhecimento chegamos à resiliência. Isso nos diz quando e como devemos avançar em nossos objetivos. É importante sempre ter novas metas a serem alcançadas” afirma. Em um momento de emoção, Gabriele trouxe relatos de acadêmicos sobre professores da Urcamp que marcaram sua formação. Depois encerrou avaliando o painel onde os docentes haviam escrito suas palavras para definir a vida na Urcamp. “Não há sequer uma palavra negativa, o que nos faz acreditar que vocês acreditam na instituição e no seu trabalho”, conclui.   

Brindes aos docentes

Os membros do NAP reservaram uma surpresa ao final do evento, trazendo  a oferta de um curso online grátis da Plataforma QUO, mantida pela Urcamp. Além disso, foi distribuído um QR Code contendo um Guia do Coordenador, construído pelos acadêmicos da componente curricular de Projeto Integrador, ministrada pela professora Rita Jorge. O material reúne as principais rotinas e dúvidas das atividades de gestão de curso que compõem o cotidiano dos coordenadores. 

NAP-Urcamp

Rafael Bueno da Rosa Moreira 

Marília Pereira Barbosa

Rita Luciana Jorge

Monica Palomino

Caroline Alvares Roehrs

Mais fotos