43ª Semana Jurídica da Urcamp entra na terceira noite de programação e reúne alunos, egressos e advogados

O Complexo do Museu Dom Diogo de Souza manteve um público constante, com foco no aprendizado e na troca de experiências de quem já está na área do Direito, com larga trajetória na área.

A abertura da noite de quarta-feira, 15, ficou por conta do advogado criminalista Gustavo Nagelstein, que atuou no caso da tragédia da Boate Kiss de Santa Maria. Ele falou sobre “A advocacia criminal e os casos midiáticos”. Um tema atual e que repercute de diferentes formas na mídia quando os casos ganham destaque estadual ou até nacional. Ele destacou a importância de poder compartilhar ideias e vivências com os acadêmicos. “Tenho uma certa experiência para passar a eles e hoje tento mostrar um pouco de como construir minha história para servir de espelho para eles, acho que é importante eles conhecerem histórias, vivências, isso enriquece”, explica.

O segundo momento ficou com o promotor de justiça Diogo Gomes Taborda. Ele falou sobre O Ministério Público e o Tribunal do Júri.

Na quinta-feira e última noite da 43ª Semana Jurídica da Urcamp, foi a vez dos egressos da Urcamp. Promotor público Sílvio Munhoz, formado pelo Direito da Urcamp e ex-professor do curso. Ele trouxe o tema “Policiofobia, como chegamos à ADPF 635 e à guerra à polícia” e destacou a alegria de retornar à Urcamp. “Me sinto como estivesse voltando a minha casa, devo muito aos grandes professores que tive aqui, que me deram orientação, o caminho para que eu pudesse trilhar minha vida profissional e me tornar promotor. Tenho uma ligação muito forte com a Urcamp e o curso, organizei por muitos anos a Semana Jurídica, então me sinto em casa”, relata.

A Presidente do Diretório Acadêmico do Direito, Hadiene Moreira reforçou a importância da SJ para auxiliar a área a ser seguida. “Para o aluno abre um leque de opções, porque nosso principal objetivo se formar e prestar o exame da ordem, mas a gente passa cinco anos escolhendo a especialização, ter vários temas facilita para a gente ter uma visão de futuro e saber qual especialização vai seguir”, aponta.

A última palestra da noite e que encerrou a 43ª Semana Jurídica da Urcamp foi com a Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Bagé, Márcia Rochinhas. Ela falou sobre A nova previdência e a importância do planejamento previdenciário, onde ressaltou a importância, nos tempos atuais, de programar com antecedência a sua aposentadoria. A advogada também enalteceu a formação que recebeu. “É muito honroso para mim estar aqui hoje, ainda me sinto uma acadêmica da nossa Urcamp, tenho muito carinho. Se hoje estou na presidência da OAB Bagé, sou porque tive a oportunidade de estudar na Urcamp. É uma felicidade imensa retornar, sempre participei de todas as Semanas Jurídicas da Urcamp e hoje como palestrante é uma felicidade imensa, finaliza.

O professor Heron Vaz, ex-coordenador do curso de Direito da Urcamp foi homenageado com um certificado de reconhecimento pelo empenho e dedicação pelo temo em que esteve a frente do curso.

Mais fotos