Urcamp viabiliza bolsas pela CAPES

Os alunos dos cursos de Licenciatura da Urcamp estão participando do Programa Residência Pedagógica, que é um programa do Governo Federal, com bolsas da CAPES.

O programa tem como objetivo contribuir para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de licenciatura.

A URCAMP possui 30 alunos bolsistas, sendo 15 de curso de Pedagogia de Bagé, cinco do curso de Ciências Biológicas de Bagé, cinco bolsistas do curso de Educação Física de Bagé e outros cinco bolsistas do Curso de Educação Física de São Gabriel. Esses alunos recebem uma bolsa da Capes, no valor de R$700,00 para desenvolverem atividades nas escolas públicas (estaduais ou municipais).

A Coordenadora Institucional do Projeto da URCAMP é a professora Lize Helena Cappellari, que conta também com os Docentes Orientadores Viviane Kanitz Gentil, Camila Machado Miguel e Rodrigo de Azambuja Guterrez.

Cada grupo de cinco alunos desenvolve atividades em uma escola, com a supervisão de um preceptor, que é um docente da escola que acompanha e orienta os alunos nas atividades em sala de aula.

Segundo a professora Lize, o projeto é muito importante, pois além de contribuir para a construção de uma identidade docente. “O programa fortalece a formação teórico prática dos nossos alunos das licenciaturas”, explica.

O programa iniciou em outubro de 2022 e vai ser desenvolvido até março de 2024.