Introdução à Iniciação Científica abre série de capacitações promovidas pela Urcamp
A Urcamp deu início a uma série de cursos voltados ao desenvolvimento acadêmico e científico dos acadêmicos com a realização do Curso de Introdução à Iniciação Científica, promovido na última quinta-feira, 10 de abril, em formato híbrido. A atividade reuniu estudantes dos cursos de Sistemas de Informação, Administração, Ciências Contábeis, Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) e Gestão da Tecnologia da Informação (GTI) – os dois últimos, na modalidade EaD.
De forma gratuita e com inscrições disponíveis na plataforma eventos.urcamp.edu.br, o curso foi conduzido pelos professores Paula Silveira, João Cleber Lopes, Rita Luciana Saraiva Lopes e Maria Elaine Leon, que integraram teoria e prática para apresentar os fundamentos da pesquisa científica.
A atividade teve como principal objetivo introduzir os participantes ao universo da ciência e da produção de conhecimento, preparando-os para futuras experiências com projetos de pesquisa e iniciação científica. Durante o encontro, foram trabalhados conceitos essenciais como metodologia científica, estruturação de projetos, técnicas de coleta e análise de dados, além de formas de apresentação e divulgação dos resultados científicos.
As próximas atividades
Esse curso inaugural é apenas o primeiro de uma série de capacitações que serão oferecidas ao longo do semestre. O calendário prevê a seguinte sequência: Formatação de trabalhos acadêmicos (17 de abril); Curso de desenvolvimento de páginas da web (24 de abril); Curso de ferramentas do Google (17 de maio); Curso de programação em phyton (12 de junho). Todas as atividades estão programadas para as 19h e em formato híbrido. As inscrições podem ser feitos pelo site eventos.urcamp.edu.br.