Assembleia Geral do DATT reúne comunidade acadêmica e aprova propostas para 2025
O Diretório Acadêmico Tarcísio Taborda (DATT), do curso de Direito do Campus Bagé, realizou sua Assembleia Geral Ordinária no Salão de Atos do Campus Central da Urcamp, na noite de segunda-feira, 14. O encontro contou com a presença do reitor da Urcamp, professor doutor Guilherme Cassão Marques Bragança, do pró-reitor de Ensino, professor doutor Rafael Bueno da Rosa Moreira, e o coordenador de Relações Institucionais da Prefeitura de Bagé, Ricardo Colgo.
A reunião iniciou com a fala de abertura do reitor, seguida pela condução do presidente do DATT, Matheus Martins, que recapitulou os 130 dias de gestão e destacou os principais projetos realizados até o momento. Entre as ações promovidas, estão o Quero Hora, responsável por viabilizar 630 horas complementares a alunos do curso de Direito e à comunidade; o Urcamp in Fest, promovido em parceria com outros diretórios acadêmicos; e o Última Hora, que visa garantir que os estudantes não tenham avaliações nos sete dias que antecedem a prova da OAB.
Durante a Assembleia, foram apresentadas e aprovadas as principais propostas para o próximo ano. Entre elas, a criação da Atlética do curso para 2025, prevista no Estatuto; a aprovação de um novo Estatuto, que será protocolado e permitirá a regularização do CNPJ do DATT; e a definição do Conselho Fiscal. Como não houve voluntários para compor o órgão, ficou acordado que o colegiado de líderes atuará como Conselho Fiscal no primeiro semestre de 2025.
Para o presidente do DATT, Matheus Martins, a Assembleia cumpriu seu papel institucional e fortaleceu a representatividade estudantil. “Achei de suma importância e necessária a Assembleia Ordinária, porque ela dá legitimidade ao diretório acadêmico, presta contas à comunidade discente do curso e também mostra os objetivos. E eu tenho a certeza de que foi concluído, até porque nós tivemos mais de 90 discentes do curso de Direito presentes, o que mostra que o curso está retomando as atividades acadêmicas e a representação estudantil”, afirmou.
Martins também ressaltou que seu principal objetivo à frente da gestão é reconstruir o Diretório Acadêmico e preparar o caminho para os futuros representantes. “Quero reerguer o DATT e passar para frente, para que siga dando continuidade a essa pauta tão importante que é a representatividade estudantil”, finalizou.