Urcamp receberá R$ 500 mil para Hospital Universitário e Casa da Menina

O recurso será por meio de uma emenda da deputada estadual Adriana Lara (PL). Ela confirmou, na manhã de quarta-feira, dia 15, que destinará todos os recursos que pode indicar neste ano, via emenda parlamentar, o que gira em R$ 1 milhão, para a Saúde de Bagé. Ao fazer o anúncio, ao lado do presidente da Fundação Attila Taborda (FAT) e reitor da Urcamp, Antônio Evanhoé Sobrinho, ela informou que metade deste valor, na ordem de R$ 500 mil, será para o Hospital Universitário (HU) e Casa da Menina.

De acordo com Adriana, a destinação dos valores atendeu pedidos específicos da gestão da FAT. "Eu acompanho o trabalho da nova gestão, que é muito bom e vem reestruturando o HU e a Casa da Menina para melhor. Quando recebi a visita do Antônio decidi ajudar. Aliás, quero poder ajudar no que for possível ao longo do meu mandato", comentou ela ao JM.

A deputada ainda adiantou que o restante dos R$ 500 mil em emendas a que tem direito neste ano ainda terão seu destino traçado nos próximos dias. Contudo, como ela já frisou, atenderá demandas do setor de Saúde da Rainha da Fronteira. "Tenho esse compromisso. E, se houver algum adicional até o final do ano, destinarei mais para a Saúde", comentou ao adiantar que, ao longo dos quatro anos de mandato, pretende encaminhar as verbas de forma intercalada - em um ano, na totalidade para Bagé, e, no outro, para a região.

Sobrinho, ao comentar o anúncio, frisou que "assumimos um compromisso com a deputada de demandar muita coisa, mas também de realizar muitas ações para a cidade. Agradeço de coração", disse ele em agradecimento aos valores confirmados. Posteriormente, ao JM, disse que o recurso permitirá a execução de obras de revitalização e modernização das atuais estruturas.

Agenda na capital
Além do encontro com Adriana, o reitor, acompanhado da diretora do HU, Fabiane Caillava e pelo chefe de Gabinete da Urcamp, Gabriel Feijó, cumpriu outras agendas na capital gaúcha. Uma delas consistiu em uma reunião com a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann.

De acordo com Feijó, no encontro com Arita o objetivo foi tratar de questões relativas ao programa Assistir, que destina verbas específicas para a Saúde, e ainda sobre pagamento de débitos para o HU, assim como alinhavar algumas propostas de parceria com o Executivo gaúcho e, ainda, articular uma agenda direta com o governador Eduardo Leite.