Antonieta de Barros - a criadora do Dia do Professor

Você sabe qual é a história por trás do Dia do Professor? Hoje a gente veio te contar. Neste 15 de outubro, data que nos acompanha desde a infância como o dia de agradecer e parabenizar nossos mestres, trouxemos a foto e a memória de Antonieta de Barros, uma professora e jornalista, fiz de ex-escravos, e responsável pela criação da Lei nº 145, de 12 de outubro de 1948.

Na época, Antonieta criou o Dia do Professor e o feriado escolar no estado de Santa Catarina. Só duas décadas depois, em outubro de 1963, que o então presidente João Goulart tornou a lei nacional. Antonieta nasceu em 1901, em Florianópolis, e sua paixão pela educação iniciou ainda na infância, na casa da família que empregava sua mãe, Catarina Waltrick.

Antonieta lutou pela educação durante toda sua vida e marcou a história não apenas na área de ensino, mas, também, na política, sendo a primeira mulher a se eleger no Brasil. Ela conquistou a sua cadeira na Assembleia Legislativa no ano de 1934, pelo Partido Liberal Catarinense, eleita deputada estadual. Em 1948, foi eleita mais uma vez.

Em um de seus discursos no Congresso, Antonieta disse: "Educar é ensinar os outros a viver; é iluminar caminhos alheios; é amparar debilitados, transformando-os em fortes; é mostrar as veredas, apontar as escaladas, possibilitando avançar, sem muletas e sem tropeços; é transportar às almas que o Senhor nos confiar à força insuperável da Fé”.

Hoje, neste dia 15 de outubro, além de lembrar a luta, vida e história desta mulher guerreira e sonhadora, celebramos cada um de nossos docentes do Centro Universitário da Região da Campanha, que atuam da educação básica à pós-graduação. É a partir da educação que se muda o mundo e é através dos professores que se iniciam todas as demais profissões. Neste dia 15, nosso agradecimento e carinho a todos vocês que dedicam o seu conhecimento para que novos talentos sejam extraídos e reinventados.

Para aqueles que desejam saber mais sobre Antonieta de Barros, fica aqui uma notícia linda sobre sua trajetória. Basta clicar no link.