Educação Física da Urcamp abre 37ª Semana Acadêmica comemorando projeto de internacionalização
O curso de Educação Física da Urcamp deu início, na noite desta segunda-feira, 14, à 37ª Semana Acadêmica. A abertura, no Teatro do Cenarte/Urcamp, foi marcada pela presença do reitor, professor doutor Guilherme Cassão Marques Bragança, que ressaltou a unidade do grupo de professores e alunos do curso. “Além disso, os contatos com os acadêmicos de Educação Física e o potencial de seus egressos tornou possível estabelecer um projeto efetivo de internacionalização com uma instituição de Ensino Superior da Argentina", revelou.
Bragança destacou a presença do educador físico e ex-aluno do curso da Urcamp, Marlon Oliveira, que intermediou as tratativas para consolidar um programa de intercâmbio acadêmico internacional com dirigentes da Universidad Abierta Interamericana (UAI), realizadas por videoconferência. O programa foca inicialmente nos cursos de Educação Física e áreas da saúde, com ênfase em práticas voltadas ao esporte.
Convidado como palestrante, Oliveira agradeceu a oportunidade de colaborar com a instituição que lhe formou e promoveu uma noite de palestra e oficina sobre o Ciclo Circadiano: Telas, Dopamina e Atividade Física. O tema permitiu colocar a Educação Física em um patamar de relevância que, segundo o palestrante, vai se tornar ainda mais elevado com as demandas por saúde provenientes dos novos hábitos, ligados à dependência das telas de celular e estimulação por recompensa.
PROGRAMAÇÃO
TERÇA - 15/09:
Profissional Josiane Castro dos Santos - Palestra sobre
Avaliação Física
Horário: 19h às 20h15
Coffee Break: das 20h15 às 20h30
Professor Marlon Oliveira - Mini Curso: Formando
Campeões: A Pedagogia do Jogo na Iniciação Esportiva
Horário: 20h30 às 22h
Local: Ginásio Corujão
QUARTA - 16/09:
Profissional Carla Ferreira - Bate-papo e Aula Prática:
Envelhecimento Ativo: A Influência da Atividade Física na
Qualidade de Vida da População 60+
Horário: 19h às 20h
Coffee Break: 20h às 20h30
Profissional Roberto Prieto Falero - Bate-papo e Aula
Prática: Além do Treino: Como Prescrever Exercícios
Eficientes para o Público 60+
Horário: 20h30 às 21h45
QUINTA - 17/09:
Professor Guilherme Veloso - Palestra: A Importância da Atividade Física para a Pessoa com Deficiência
Horário: às 19h30
Local: Salão de Atos da Urcamp
Realização: A.A.E.F.U. e Diretório Acadêmico de
Educação Física da Urcamp