Processos de autoavaliação de Instituições de Ensino Superior são debatidos em live da Urcamp

Na tarde de segunda-feira, o primeiro encontro virtual do seminário "Avaliação institucional - o papel da CPA" reuniu a comunidade acadêmica da Urcamp, entre alunos, funcionários e professores, com um do nomes mais reconhecidos na área de autoavaliação das instituições de ensino superior: Denizar da Silva Melo.
Presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da PUC-RS, Melo conversou com os integrantes da comissão da Urcamp, além de membros da comunidade acadêmica, explicando as etapas de avaliação institucional, as ferramentas para essa autoanálise e de que forma o processo impacta nas ações de planejamento das instituições de ensino superior.
Presidente da comissão na Urcamp, o professor Glauber Pereira foi o mediador do encontro virtual, coordenado por ele com o objetivo de valorizar e reconhecer a importância de manter as avaliações, principalmente em um período de constantes mudanças tecnológicas e de metodologia para atender uma nova demanda. "Estamos progredindo porque as mudanças continuam e, por isso, a avaliação também tem que continuar", destacou.
O mesmo foi destacado por Melo, que apresentou o modelo de autoavaliação utilizado pela PUC, frisando que é um processo em constante evolução. "A avaliação institucional não é um processo que está pronto. Ao contrário, é um processo em contínua construção, principalmente se considerarmos o momento atual, que nos coloca tantos desafios. A CPA tem a missão extra de responder todas as questões relacionadas à pandemia e à necessidade de informações", apontou.
Destaca, ainda, que o resultado das análises feitas pela CPA facilitam a compreensão das instituições de Ensino Superior dos caminho para o futuro, "como as coisas vão se estabelecer, e o que a gente precisa adaptar na instituição para que a avaliação siga crescendo".
A reitora da Urcamp, Lia Maria Herzer Quintana, também participou do encontro virtual, abordando a importância da CPA e o papel dela enquanto ferramenta de evolução das instituições de ensino superior e de gestão "para avaliar os vários avanços, dosar o que é necessário e melhorar onde estamos bem e trabalhar isso na instituição com a visão da qualidade".
Além disso, a reitora pontuou o caráter prioritário que a comissão terá em um momento de adaptação pós-pandemia. "É a ferramenta que melhor vai nos auxiliar, retroalimentando a instituição com as avaliações", disse.
A programação do seminário prossegue hoje, no mesmo horário, com a live "A avaliação docente institucional como ferramenta para gestão de cursos superiores", a cargo da presidente da CPA da Unicruz-RS, Maria Cristina Schettert Moraes. Já amanhã, a atividade que encerra a programação será apresentada pelo vice-reitor da Urcamp, Fábio Paz, a pró-reitora, Virgínia Paiva Dreux, além de integrantes da CPA.
Importante destacar que as atividades ficarão disponíveis para exibição no canal @urcampoficial, no Youtube.