Curso de Psicologia da Urcamp debate suicídio em aula inaugural

O curso de Psicologia da Urcamp realizou, na noite de terça-feira, a aula inaugural do segundo semestre. A atividade ficou por conta do médico-psiquiatra Paulo Henrique Gabiatti Donatel, que palestrou sobre "Suicídio: informando para prevenir". Durante o encontro, ele abordou mitos e verdades que envolvem o tema, bem como os principais fatores de risco e as medidas que podem ser tomadss para que haja proteção. Entre às medidas, a forma a ser utilizada para avaliar e abordar uma pessoa que dá sintomas para uma ideação suicida.
A atividade foi prestigiada por alunos, egressos e comunidade em geral. "Agradeço a todos os alunos e egressos da Urcamp que se fizeram presentes. A aula inaugural é uma forma de dar as boas-vindas aos calouros do primeiro semestre, que sejam muito bem-vindos. O curso de Psicologia vem, há 28 anos, formando profissionais críticos e reflexivos, com base na ciência, e apoiados na ética e no respeito às especificidades individuais e coletivas. Assim, vamos contribuindo para a sociedade e, principalmente, para o ser humano", ressalta a coordenadora do curso de Psicologia da Urcamp, Aline Silveira.
Nessa linha de raciocínio que Aline direcionou o tema da palestra para algo que, infelizmente, é um problema recorrente na atual sociedade. Como forma de combate, a Psicologia é considerada uma ferramenta essencial. "Escolher a Psicologia ou ser escolhido por ela, é ter como compromisso o desenvolvimento da ciência na direção das demandas da sociedade, promovendo saúde e qualidade de vida e de cada sujeito que passa por nós. Parabéns pela escolha. Que tenhamos um excelente noite de aprendizado", enfatizou aos presentes na aula inaugural.