I Seminário Institucional On-line PIBID e RP/Urcamp Escuta e Partilha: demandas reais da sala de aula é concluído com sucesso

O I Seminário Institucional on-line PIBID e RP/Urcamp - Escuta e Partilha: demandas reais da sala de aula, foi organizado pela Coordenadora Institucional do PIBID Urcamp Professora Ângela Carretta, visando promover o estudo, o debate e a socialização de experiências, trabalhos e pesquisas referentes à formação de professores e à docência na Educação Básica. O encontro ocorreu nos dias 12, 13 e 14 de julho por meio de apresentação oral de trabalhos, palestras, exposição virtual de materiais didáticos e oficinas.

A palestra de abertura "PIBID e Residência Pedagógica: contribuições na formação de professores", foi realizada pela professora Cristiane Hauschild, Coordenadora do Residência Pedagógica da Univates, que abrilhantou a noite com sua eloquência teórica, experiências e paixão pela educação.
A Coordenadora do evento aponta que além de uma retrospectiva dos programas RP e Pibid, Cristiane compartilhou o conceito de desenvolvimento, considerado novo, pois resulta da década de 80, o qual tende a mudar a concepção de formação de professores, pois “desenvolvimento” apresenta o significado de evolução, de continuidade que ultrapassa a linha tênue que separa a formação inicial da formação continuada dos professores.

Os três dias do evento foram marcados pela apresentação de 26 trabalhos dos bolsistas, supervisores, preceptores e coordenadores de área dos programas do PIBID e RP da Urcamp, que evidenciaram importantes contribuições para o cenário atual da educação. Além disso, tivemos 7 oficinas e 2 painéis envolvendo supervisores e preceptores.

O programa PIBID da Urcamp é conhecido nacionalmente por suas iniciativas, ações e produções, sendo efetivo desde 2012. Atualmente conta com quatro subprojetos: Ciẽncias Biológicas, História, Educação Física e Pedagogia-Alfabetização, em Bagé, totalizando 48 bolsista de IC. O programa Residência Pedagógica é desenvolvido em São Gabriel pelo Curso de Educação Física, está sob a Coordenação Institucional do prof. Rodrigo Guterres e possui 24 acadêmicos/residentes. Coube ao professor encerrar o evento com a brilhante palestra “Entre o bem e o mal estar; Como fica o docente?, resultado de sua pesquisa de doutoramento.
A coordenadora da atividade, professora Ângela relatou com entusiasmo o sucesso da ação. “Só nos resta agradecer à CAPES e a pró-reitora Virgínia Paiva Dreux pelo imenso apoio. Para mim, foram 3 dias de confraternização de saberes, de muito aprendizado, com o pleno envolvimento de todos os sujeitos no entendimento das demandas da sala de aula, no planejamento de situações para a superação, num processo contínuo de ESCUTA E PARTILHA. Este grande evento é a prova viva de que os programas Pibid e Residência Pedagógica são capazes de promover uma formação de qualidade. Urcamp e escola, olhando firmes para o mesmo ponto: o ser humano que está na posição de aluno”, destaca.

Foram três dias intensos onde a Educação esteve no palco das reflexões e trocas de experiências permeados pelos trabalhos apresentados e por uma intensa programação.