Abordagem integral da saúde feminina é tema de encerramento da Semana do Enfermeiro na Urcamp

Público participa da foto

Com o objetivo de intensificar as comemorações pelo Dia do Enfermeiro, celebrado em 12 de maio, o curso de Enfermagem da Urcamp promoveu, entre os dias 12 e 14 de maio, a Semana do Enfermeiro. Na noite desta quarta-feira, o evento desenvolvido no Teatro Cenarte/Urcamp, encerrou as atividades com a oficina “Saúde da Mulher”, ministrada pela enfermeira Anelise Severo. 

A palestrante apresentou uma abordagem integral da saúde feminina, desenvolvendo temas como prevenção do câncer de mama, exames citopatológicos e o cuidado holístico com a mulher em diferentes fases da vida. A enfermeira discutiu cada assunto a partir de uma experiência adquirida em uma longa trajetória profissional, com atuação em unidades de terapia intensiva, emergências, estratégia de saúde da família e coordenação em serviços públicos de saúde. Atualmente, atua na ESF São Martin e no Bloco Obstétrico da Santa Casa de Caridade de Bagé.

Conhecimento e integração

A seleção de temas da semana da enfermagem adotou abordagens sobre saúde em três perspectivas. Na primeira noite foi realizada uma reflexão sobre cuidados humanos, éticos e coletivos de fim de vida. O segundo encontro deu lugar a uma oficina de nefrologia e, no terceiro momento, houve uma oficina de saúde da mulher. “Os resultados foram melhores do que o esperado, porque além do público grande do nosso curso, tivemos a presença dos acadêmicos da Fisioterapia que se juntaram a nós em função das nossas propostas de atividade”, avalia a professora que coordenou o evento, Sheila Tavares.

Já o coordenador do curso de Enfermagem da Urcamp, Cristiano dos Santos, afirma que o resultado geral foi muito positivo. “Os alunos ouviram enfermeiros de referência em diversas áreas. Isso tem a capacidade de fazê-los se mobilizar para fortalecer seus estudos, fortalecer seus vínculos com a área da saúde e seus profissionais. Esta partilha permite evidenciar a necessidade de excelência no cuidado prestado enquanto formandos e quando formados”, concluiu. 

Paralelamente às atividades de difusão de conhecimentos, os acadêmicos do Módulo 8 desenvolveram uma Gincana que arrecadou doações de material de higiene que serão entregues ao Lar Santo Estêvão. O grupo que alcançou maior premiação entre doações e pontos obtidos pelas curtidas em redes sociais foi o de alunos do Módulo 3.

Mais fotos