Urcamp e prefeitura assinam convênio para realização de 3,3 mil exames no HU

Desde a reabertura do Hospital Universitário (HU) Doutor Mário Araújo, em dezembro de 2016, a Fundação Attila Taborda (FAT/Urcamp), mantenedora da instituição de saúde, e a Prefeitura de Bagé têm sido parceiros na busca da melhoria da qualidade do atendimento para a população através da rede pública de saúde. E, agora, esse vínculo foi ampliado com a inserção de novos serviços disponíveis para os usuários da rede do Sistema Único de Saúde (SUS).

Na manhã de ontem, no pátio do hospital, a reitora da universidade, Lia Maria Herzer Quintana, e o prefeito, Divaldo Lara, assinaram convênio equivalente a R$ 158.450 mil mensais em serviços prestados pela instituição. O documento prevê a contratação de 3,3 mil exames realizados todo mês para a população da rede básica, como tomografia computadorizada, raio-X, ecografia, colonoscopia e endoscopia.

Os administradores do hospital, os médicos Henry Ritta e Rafael Ribeiro, destacaram o avanço da instituição, que se encaminha para atingir seu desenvolvimento máximo com qualidade de atendimento e tecnologia de ponta. “Já conseguimos enxergar o tamanho que o hospital vai atingir e se tornar referência na área”, disse Ribeiro.
Ritta ressaltou que o HU fornece 40 mil exames anuais, através do comprometimento do Estado e município com a manutenção do SUS. “Vejo, aqui, no hospital, como o SUS será no futuro, funcionando perfeitamente de forma integrada entre as esferas, com complementação da tabela, como estamos fazendo hoje”, explicou.
O médico destacou que a parceria entre o município e a instituição tem dado tão certo que a união conseguiu desafogar a rede pública diante do grande número de tomografias necessárias. Após a liberação de 100 exames por mês, através do convênio entre as duas partes, a fila foi zerada. “Hoje, estamos com tomografia sobrando.

Neste mês, das 100 tomografias, sobraram 37 porque atendemos a demanda”, contou. Para estreitar ainda mais a parceria, o hospital está disponibilizando 100 mamografias para a rede pública, a fim de contribuir para amenizar a demanda do município neste quesito.
O secretário de municipal de Saúde, Mário Mena Kalil, que, junto aos gestores do hospital e da Urcamp, articulou a ampliação da parceria, ressaltou: “Não estamos dando dinheiro para o Hospital Universitário, estamos comprando serviços. Quem sai ganhando com isso é a população”, frisou.

A reitora da Urcamp e presidente da Fundação Attila Taborda, Lia Quintana, anunciou que com o valor repassado pela prefeitura para a compra dos 3,3 mil exames, será possível a aquisição de uma reprocessadora automática de endoscópios, para garantir a agilidade e qualidade no atendimento prestado à população. “O hospital não gera lucro. Todo valor que sobra é reinvestido em serviços para a comunidade. Justamente por isso é uma instituição comunitária”, garantiu.

Quem encerrou a atividade de anúncio do convênio foi o chefe do Executivo, Divaldo Lara, que destacou a importância da parceria entre instituições em busca do desenvolvimento regional. “O sucesso da Urcamp e da prefeitura é o sucesso da cidade”, afirmou.