Urcamp inicia ano letivo com novidades e crescimento

Moreira aborda mudanças nas plataformas virtuais e capacitação de professores

A Urcamp dá início ao seu ano letivo nesta segunda-feira, 17 de fevereiro, com uma expectativa positiva e diversas novidades estruturais e pedagógicas para recepcionar os acadêmicos. O ano de 2025 é considerado primordial para a atual gestão, que vem trabalhando desde 2024 em melhorias para oferecer uma experiência acadêmica ainda mais qualificada.

O pró-reitor de Ensino da Urcamp, professor doutor Rafael Bueno da Rosa Moreira, destaca que a preparação envolveu formação docente, atualização dos sistemas e a implementação de um novo ambiente virtual de aprendizagem. “Passamos esta semana desenvolvendo as nossas preparações pedagógicas, formação para os nossos professores e atualização dos nossos sistemas. A partir do primeiro semestre de 2025, vamos ter a plataforma Urcamp, um novo ambiente virtual de aprendizagem que visa construir um espaço de melhor interação com os nossos alunos”, explica.

Com um corpo docente preparado, a instituição reforça o compromisso com o ensino de qualidade. “Nossas equipes estão prontas para receber os alunos com muita alegria, desejando que suas experiências sejam as melhores possíveis. Para os que estão chegando, saibam que nossos professores estão empolgadíssimos para proporcionar uma ótima formação desde os primeiros módulos, que são muito importantes”, enfatiza Moreira.

 

Oportunidades de ingresso e financiamento

Aqueles que ainda desejam ingressar na Urcamp podem aproveitar diferentes modalidades de acesso. Segundo o pró-reitor, as portas estão abertas para vestibulandos e estudantes interessados em análise de histórico escolar, segunda graduação e outras formas de ingresso. “Todas as formas de ingresso ainda estão abertas e disponíveis. Ressalto, também, que até o dia 19 de fevereiro, os alunos podem parcelar o semestre em cinco vezes”, informa.

No que diz respeito ao financiamento estudantil, a Urcamp oferece três alternativas: FIES (governo federal), Pravaler (empresa de financiamento estudantil) e o CrediUrcamp, modelo próprio da instituição.

 

Trabalho planejado

O planejamento acadêmico de 2025 começou ainda em 2024, com um trabalho intenso de aproximação com as escolas da região e uma diversificada campanha de marketing visando estimular o vestibular iniciada em outubro. “Desde o início das aulas de 2024, fortalecemos parcerias com as escolas para apresentar as oportunidades do ensino superior na Urcamp. A campanha de vestibular começou em 15 de outubro, no Dia do Professor, e, desde então, realizamos diversas estratégias para chegar ao dia 17 de fevereiro com bons números”, explica Moreira.

A tendência é que a movimentação por matrículas continue até 17 de março. “Sempre há um crescimento na procura por matrículas com o retorno às aulas, pois muitos alunos aguardam os resultados do Enem, vagas do Sisu e seleções do ProUni antes de decidirem entre o ensino público e privado”, pontua o pró-reitor.

Atualmente, a Urcamp registra um número de matriculados que já ultrapassou o total do semestre passado, o que indica uma possível ascensão na quantidade de acadêmicos ao longo do ano. “Estamos muito contentes com os nossos números e confiantes de que teremos um crescimento em 2025”, conclui Moreira. 

O reitor da Urcamp, professor doutor Guilherme Cassão Marques Bragança, que cumpre agenda de visitas às prefeeituras da região para estimular novas  matrículas, comemorou os números alcançados até ontem, apontando a afinidade alcançada pelas equipes de diferentes setores. “Tivemos um ano de muito sucesso na gestão administrativa que combina com a dedicação e resultados alcançados na oferta acadêmica. Então, nosso desempenho é positivo e deve aumentar até o final do período de ingressos”, persevera.

Mais fotos