Urcamp por Aí: egresso de Agronomia residente no Canadá presta consultoria pelo mundo

O Urcamp Por Aí traz como personagem Leandro Pires Garcia, 35 anos, formado em Agronomia. Residente no Canadá, na província de Ontário, presta auditoria de produção sustentável pelo mundo. Interessados em sugerir cases de egressos podem enviar para o Instagram: @UrcampOficial.

 

Nascido em Dom Pedrito, Garcia cursou Agronomia entre julho de 2005 e setembro de 2010. O vínculo acadêmico com a Urcamp permaneceu tanto que, na sequência, realizou a pós-graduação em Plantas Forrageiras, também oferecida pela instituição. A prática com seus pais na fazenda lhe influenciaram para que escolhesse Agronomia, e foi justamente essa experiência no campo, durante o curso, que Garcia considerou como primordial para que se destacasse profissionalmente.
Após formado, o agrônomo teve uma experiência na Nova Zelândia com práticas agrícolas e uso de recursos naturais. Na sequência, retornou ao Brasil no final de 2014, onde iniciou um novo cargo na FooDChain ID, como auditor líder, realizando viagens por diversos países, sobre padrões de sustentabilidade aplicados a culturas como soja, cana-de-açúcar e arroz.

Desde 2014, Garcia trabalha com programas de certificação de produção sustentável. Sua residência atual é em London, província Ontário, no Canadá. No entanto, viaja pelo mundo, verificando os tipos de produção sustentável, contaminação com agroquímicos e aplicação da rastreabilidade da cadeia de suprimento.

Quanto a esse desenvolvimento na profissão, Garcia credita ao ambiente imersivo oferecido pelo curso de Agronomia da Urcamp. “A instituição dá uma noção muito real do que é o trabalho no campo, e não somente a parte de laboratório e produção acadêmica. Essa vivência faz muita falta para alguns profissionais agrícolas. Vivi tudo isso por conta do Campus Rural. Hoje, moro no Canadá, mas faço auditoria em vários locais do mundo. Quem quiser entrar nessa área de produção sustentável pode falar comigo”, finaliza.

Agronomia

Tradição de cinco décadas na formação agronômica; práticas constantes em todos os semestres; Campus Rural para atividades acadêmicas, práticas e científicas; docentes experientes, qualificados e com inserção profissional

Duração: 5 anos

Turno: Noturno

Campus: Alegrete, Bagé, São Gabriel e Sant’Ana do Livramento