Urcamp Mais: egresso realiza Doutorado em Bioquímica e Biologia Molecular em MS

O Urcamp Mais surgiu com a proposta de divulgar alunos da Urcamp aprovados em Mestrados e Doutorados. Porém, por conta da alta repercussão e a procura de nossos egressos, ampliamos o projeto para quem também está com Mestrado e Doutorado em andamento. O personagem da vez é Valério Souza da Silva, 43 anos, formado em Educação Física (2007) e Nutrição (2011) pela Urcamp.

Após a graduação, Valério realizou Mestrado em Genética Humana e Toxicologia Aplicado, pela Ulbra (Canoas), 2012. A dissertação teve como tema “Efeitos da Ilex Paraguariensis sobre o extresse oxidativo de ratos submetidos ao exercício”.

Desde o 1º semestre de 2020, cursa o Doutorado em Bioquímica e Biologia Molecular, pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul-MS. Com previsão de defesa da tese para o 2º sem.2024, a pesquisa é “Efeitos da indução do extrato e tintura da bauhinia forficata em modelo experimental de carcinogênese grástrica em ratos Wistar”.

Valério está em Campo Grande-MS por conta do Doutorado, mas reside em Recife-PE. Ele possui, ainda, três pós-graduações: Fisiologia do Exercício e Prescrição do Exercício (2009, UGF); Nutrição Esportiva (2015, AVM); Saúde do Idoso e Gerontologia (2019, Unyleya).

“Busquei e busco o conhecimento que, notoriamente era dito pelos professores da Urcamp, exemplificado pela teoria e prática. Um conhecimento crítico e aguçado que a Urcamp me destacou desde os primeiros dias de aula. De um jovem cheio de sonhos fez-se um adulto promissor e entusiasta do ensino”, finaliza Valério.