Juri simulado em Escola Municipal marca Projeto de extensão com Poder Judiciário e Curso de Direito da Urcamp de São Gabriel

O projeto social do Tribunal de Justiça/RS cuja a temática abordou o enfrentamento ao “ BULLYING”, teve como cenário na comarca de São Gabriel sob a coordenação da juiza da segunda vara cível da comarca de São Gabriel, Dra. Paula Yoshino Valerio, em parceria com o Curso de Direito da Urcamp de São Gabriel e a Escola municipal Presidente Kennedy, revelou-se um sucesso. “O projeto, além de proporcionar uma experiência prática e enriquecedora no campo jurídico, desempenhou um papel crucial no combate ao bullying, destacando a importância de abordar questões sociais relevantes dentro do ambiente acadêmico. No âmbito do Tribunal de Justiça, o Júri Simulado mostrou-se como uma ferramenta eficaz para capacitar os estudantes de direito, proporcionando-lhes uma compreensão mais profunda do sistema jurídico e promovendo habilidades cruciais, como argumentação e análise crítica, revela a coordenadora do curso de Direito de São Gabriel, professora Ana Paula Torres.

A parceria estratégica com a Urcamp permitiu a integração de conhecimentos teóricos com a prática, preparando os participantes para os desafios do mundo jurídico.

O projeto teve vários momentos: Primeiramente, todos os envolvidos assistiram a um filme que aborda o assunto. Na escola, os grupos de estudos dos acadêmicos do Direito com a Defensoria Pública, Ministério Público, magistratura, advogados e professores do curso de Direito. Noutro momento aconteceu a realização do Júri Simulado no fórum da comarca. Por fim, a participação de toda comunidade escolar onde os alunos fizeram os papéis de juiz, promotores, advogados de defesa com assistência dos acadêmicos de Direito.

Além disso, ao envolver a Escola Municipal de São Gabriel Presidente Kennedy, o projeto demonstrou o compromisso com a comunidade local, onde destaca-se a responsabilidade social da educação jurídica.

O combate ao bullying, por meio da simulação de casos no tribunal, não apenas enriqueceu o aprendizado dos estudantes, mas também contribuiu para a conscientização e prevenção dessas questões dentro da comunidade escolar. O Júri Simulado tornou-se assim uma iniciativa exemplar, unindo teoria e prática em prol do conhecimento jurídico e do engajamento social.

Mais fotos