Cinejornal do curso de Jornalismo da Urcamp completa nove anos de cobertura do Festival Internacional de Cinema da Fronteira

O curso de Jornalismo da Urcamp integrou efetivamente o projeto do Festival Internacional de Cinema da fronteira, encerrado na semana passada. O evento, que há 14 anos colocou o nome de Bagé e regiões da Campanha e Fronteira no circuito dos festivais de cinema e de cultura mundiais, abre espaço, desde 2014, para a exibição do Cinejornal Urcamp Documenta, feito a partir de um projeto de extensão por alunos e professores. A atividade é tão marcante que a Urcamp mantém apoio e presença efetiva, com a participação do reitor, Antônio Evanhoé Sobrinho, e do vice-reitor, Guilherme Cassão Marques Bragança, desde 2022.

O projeto de extensão do Cinejornal surgiu do programa Urcamp Documenta que já produzia documentários em audiovisual, como “Bagé, o tempo e o vento” e “Pra Sempre”, originados de pautas das disciplinas de projetos experimentais e de cinema, ministradas pelo professor Glauber Pereira, desde 2011. Em 2014, o docente montou o projeto que prevê atividades complementares para os acadêmicos de maneira permanente, garantindo, anualmente, a cobertura informativa e artística do festival a partir da articulação entre os conteúdos de Cinema, telejornalismo e de técnicas de entrevista e reportagem.

Formato: informação com arte
O cinejornal, coordenado por Pereira e editado pelo professor Jeferson Vainer, capta imagens, entrevistas e coberturas de atividades ligadas ao Festival de Cinema durante todos os dias do evento. Estas atrações são resumidas em cinejornais de até oito minutos apresentados diariamente antes das mostras competitivas de longas e de curtas. A proposta assumida pelo projeto é a de reunir técnicas de jornalismo, telejornalismo e de cinema em uma peça, ao mesmo tempo, informativa e artisticamente experimental. O resultado tem oferecido ao festival as informações que seus simpatizantes precisam e, sobretudo, tem servido como fonte de registro histórico, uma vez que resume, também, todas as atividades do período em peças acessíveis pelas redes sociais e sites oficiais do evento, da Urcamp e do jornal Minuano. “E tudo isso com a atividade efetiva dos acadêmicos. Ao longo destes nove anos, temos uma média de, pelo menos 50 alunos beneficiados com as teorias e práticas assimiladas durante o cinejornal”, informa o coordenador Glauber Pereira.

A equipe deste ano:

SAMUEL FRANZ DA ROSA