Palestra sobre profissões aproxima Urcamp de estudantes e professores da Escola José Gomes Filho

Coordenadora da Agronomia, Ana Bicca detalhou curso da Urcamp

 

Para estimular o “Projeto Profissões", desenvolvido pela Escola Estadual José Gomes Filho, a Urcamp levou quatro professores para falar de seus cursos e carreiras na manhã desta quinta-feira, dia 14. O encontro reuniu alunos do ensino médio com o objetivo de detalhar o funcionamento da oferta das graduações de Agronomia, Jornalismo, Pedagogia e Psicologia. Inicialmente voltado a estudantes, o evento também reservou espaço para a valorização do papel dos professores na preparação dos alunos e no convívio escolar. 

Os professores Ana Bicca (coordenadora da Agronomia), Josefa Souza (coordenadora da Brinquedoteca da Pedagogia), Elisandro Lima de Freira (Psicologia) e Glauber Pereira (coordenador do curso de Jornalismo e assessor de Comunicação e Marketing da Urcamp) destacaram o tempo de curso, valores e parcelamentos, além de bolsas e processos seletivos que podem garantir vagas gratuitas com notas do Enem. A diretora da Escola, Simone Habekost, explicou que o projeto reúne cursos que foram previamente apontados pelos estudantes e uma nova etapa da atividade já está prevista. “É importante que os jovens tenham contato tanto com os professores dos diferentes cursos e com a própria instituição. Por isso, também mantemos as visitas à Urcamp sempre que há eventos e convites”, analisa. A Escola José Gomes Filho alcançou a melhor nota da região para o ensino médio de 2024 (4.2), avaliada pelo Instituto Anísio teixeira - o Ideb.   

A META DO ENSINO SUPERIOR 

Durante o evento, o professor Elisandro emocionou a todos com um testemunho pessoal sobre força de vontade. “Eu vejo jovens das escolas dos bairros e lembro de minha jornada. Do quanto é importante ter um objetivo e superar qualquer problema que possa arriscar o teu sonho”, declarou. A manifestação do psicólogo põe em destaque o papel do Ensino Superior e sua capacidade de transformar vidas e famílias. “Acho que a fala do Elisandro aponta para o fato de que todos devem colocar o ensino superior como meta, ter sempre uma carreira na sua perspectiva”, completou o jornalista Glauber Pereira. “E sempre que a dificuldade ou a dúvida aparecerem, recorram ao professor de vocês. Eles têm experiência e conhecimento para orientar”, conclui Freitas.

Como acontece em muitas escolas da cidade, pelos seus quase 70 anos de atuação, muitos professores da Jogofil alcançaram suas graduações na Urcamp e se identificaram com as falas. O professores Roberto Zaballa e Gilda Proença destacaram sua trajetória profissional e o tempo que também dedicaram à Urcamp. “Achei o evento produtivo e emocionante. Deixa sempre muito claro que, independente do curso, é importante que todos tenham um sonho”, declara. Emoção também estava na fala da professora Gilda: “obtive as três graduações na Urcamp e meus filhos também são formados lá. Tudo isso partindo de uma realidade que sempre exigiu muito esforço. Mas a gratificação sempre chega para quem tem determinação”, concluiu.

Mais fotos