Urcamp leva serviços jurídicos e psicológicos ao Dia da Família do Colégio Professor Arideu Monteiro

As equipes de dois cursos da Urcamp foram lideradas, na tarde de hoje, dia 13.07, pelo pró-reitor de Ensino, professor doutor Rafael Moreira, no mutirão de serviços do “Dia da Família” da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Manoel Arideu Monteiro. O evento contou com atividades artísticas e ações direcionadas a integrar pais, filhos e comunidade escolar. Pelo Centro Universitário da Região da Campanha se fizeram presentes os cursos de Direito e de Psicologia.

O Direito marcou sua atuação com integrantes do Núcleo de Práticas Jurídicas, um serviço mantido para garantir o acesso de famílias de baixa renda à justiça. “Esse serviço vale para processos de natureza cível, criminal e família. A lei não nos permite prestar auxílio no que diz respeito às questões trabalhistas, mas as demais podem ter o amparo do Núcleo de maneira totalmente gratuita. Queremos que todos tenham acesso aos seus direitos fundamentais garantidos pela Constituição de 1988”, confirma a coordenadora do DPJ da Urcamp, professora Lourdes Helena Martins.

O grupo da Psicologia esteve prestando atendimento às demandas da comunidade escolar, sob orientação do professor Elisandro Lima de Freitas. “Eu passei minha infância e adolescência nesse bairro. Esta foi a minha escola de formação e estar aqui é como uma oportunidade de retribuir todas as memórias afetivas que este espaço sempre proporcionou”, avalia.

RECONHECIMENTO

Tendo sido orientadora da escola em anos anteriores, a atual diretora, professora Alessandra Velleda Medeiros, costumava levar seus alunos aos eventos da Urcamp para esclarecer questões vocacionais. Quando assumiu a gestão, em 2023, foi além. “O primeiro passo que nós demos foi levar os alunos para a Feira das Profissões. E ali a gente percebeu o quanto a Urcamp poderia fazer este intercâmbio entre a escola e a comunidade. Quando a gente disse que a Urcamp viria para este atendimento, pensamos que estaríamos atendendo a expectativa da comunidade. Foi fenomenal esta participação”, declara.

Já o pró-reitor de Ensino, professor doutor Rafael Moreira, diz que a Urcamp é comunitária. “E por isso, deve sempre estar bem próxima das entidades, escolas e dos fenômenos destas sociedades. Então estar na Escola Arideu Monteiro é, na verdade, uma oportunidade para a gente cumprir nossas funções”, destaca. Moreira ressalta que marcar presença nas escolas significa, também, a chance de orientar as pessoas sobre os serviços que a Urcamp oferece nos seus próprios espaços de trabalho. “É importante para o público entender que, se houver necessidade, pode frequentar ou procurar a Urcamp e que será atendido”, conclui.