Os “cases” de sucesso de profissionais que fizeram a sua formação na Urcamp, demonstram a referência do curso de Nutrição quando se fala em qualidade. A primeira palestra, na abertura, foi com o egresso, nutricionista Hiago Paim Gatto, que abordou o tema “Comportamento Alimentar – abordagem na parte clínica”. Ele trouxe situações vivenciadas no consultório, relatou exemplos, estratégias e ferramentas utilizadas para definir a dieta de cada paciente, de acordo com o objetivo. Ele aplicou uma dinâmica de grupo para atestar o que o nutricionista precisa saber, quais informações são necessárias em uma abordagem, durante a primeira consulta. O nutricionista, graduado em 2023, falou da importância de retornar à Urcamp, agora como palestrante. “É uma honra ter recebido esse convite, porque estar de volta à minha casa e poder trazer um pouco da minha experiência profissional aos nossos futuros colegas, é um prazer enorme. O curso nos dá uma formação muito completa, os professores são incríveis e me incentivaram a buscar qualificação e seguir estudando, o curso de Nutrição da Urcamp é fantástico e nos dá o embasamento necessário para que a gente possa atuar em todas as áreas e a partir dos nossos gostos, escolher o melhor caminho de atuação”, revela.
O segundo momento ficou com a egressa, nutricionista Raquel Brocado dos Santos, que falou sobre “Compulsão alimentar”. Ela abordou a questão das dietas restritivas, que nem sempre são eficazes em casos de compulsão, já que situações que envolvem o emocional, precisam de um acompanhamento psicológico e psiquiátrico, com o uso de medicações, para que o tratamento seja eficaz. “Eu estou trazendo situações que acontecem no dia a dia do meu consultório. São exemplos que esses futuros colegas vão se deparar futuramente, então acho importante poder dividir essas experiências”, justifica.
Em sua abordagem, dividiu as características e formas de identificar a compulsão alimentar, as causas e prejuízos ao paciente, ferramentas de trabalho, técnicas utilizadas e, principalmente, como tratar, através de uma equipe multidisciplinar.
A abertura das atividades foi feita pelo reitor da Urcamp, professor Dr. Guilherme Cassão Marques Bragança, com a condução da Presidente da FAT e coordenadora do curso de Nutrição, professora Dra. Mônica Palomino e com a fala do Pró-reitor de Ensino, professor Dr. Rafael Moreira. Todos mencionaram a importância da valorização do egresso, como figura principal de passar informações, práticas e vivências aos futuros nutricionistas.
A XXII Semana Acadêmica da Nutrição da Urcamp segue nesta terça-feira, 15, com mais duas palestras - “Atribuições e desafios do nutricionista na UAN”, com a nutricionista Anitelen Kaupe e “Os bastidores de nutricionistas que faturam mais de 10 mil reais por mês com atendimentos particulares”, pelo nutricionista Vini Borges.
As atividades se estendem até a próxima quarta-feira, 16, no Salão de Atos da Urcamp.