Agronomia: da rosa ao peixe

Curso de Agronomia tem semana agitada de atividades

É semana de Páscoa, mas também de muita movimentação no curso de Agronomia da Urcamp. Acompanhados da coordenadora, professora Eliana Silveira, os estudantes estão vivenciando na prática a frase da rede Globo que diz ‘agro é tech, agro é pop, agro é tudo’. Da rosa ao peixe, com direito à mão na terra, os acadêmicos se dividiram em atividades que exigem comprometimento.

Logo pela manhã, na quarta-feira, o dia amanheceu junto com os alunos da Agronomia e Medicina Veterinária imersos na água para a despesca. Ao lado da engenheira agrônoma e coordenadora da Agronomia, professora Eliana Silveira, a turma realizou a atividade como parte, também, de uma ação solidária de Páscoa. Ao todo, foram 150 peixes (peixões, como dá para ver nas fotografias), doados em troca de um quilo de alimento não perecível aos funcionários, professores e estudantes da Urcamp. Da Fazenda Escola para o campus Central, várias foram as idas e vindas, transportando os peixes em caixas com água para mantê-los vivos. A despesca, que faz parte das práticas da Agronomia, ocorre todos os anos e, neste, teve cunho solidário. Apesar da temperatura estar oscilando consideravelmente nesta época, ainda bem que ontem, 13, foi de calor e sol para enfrentar as redes dentro d'água.

Enquanto uns estavam imersos na água, outros colocam a mão na massa - ou melhor dizendo, na terra! É isso mesmo. A Graduação I, nova metodologia de ensino da Urcamp, foi implantada com foco em trazer práticas desde o primeiro módulo e aí está o resultado. Junto ao Diretório Acadêmico da Agronomia, os estudantes do curso fizeram a implantação da horta na escola Luiz Mércio Teixeira, em Bagé. O resultado foi sensacional. Agora é cuidar, regar e colher os frutos.

Também como uma extensão do curso de Agronomia, o Instituto Biotecnológico de Reprodução Vegetal - INTEC - centraliza diversas atividades entre professores e acadêmicos. Por lá, além das conhecidas análises de solo e sementes, têm belezas como as mini Rosas, flores que são feitas em laboratório e cultivadas in vitro, assim como o morango.